Feira em 2014 movimenta R$ 2,7 bilhões em negócios

Agrishow é considerada o maior evento de tecnologia agrícola latino-americano e superou expectativas.

Maior evento de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow superou o pano-rama negativo gerado pelas previsões de quebra das safras de cana-de-açúcar, de café e de alguns grãos e bateu novo recorde de negócios em sua 21ª edição. Nos cinco dias do evento realizado em Ribeirão Preto (313 quilometrôs de São Paulo), foram movimentados R$ 2,7 bilhões - R$ 100 milhões a mais que o total registrado no ano passado. O número de visitantes também ultrapassou as expectativas: mais de 160 mil pessoas passaram pela feira entre os dias 28 de abril e 2 de maio. 

Considerada a maior edição de todos os tempos da feira, que já se consolidou como tradicional vitrine de apresentação dos principais avanços tecnológicos do setor agrícola, a Agrishow 2014 recebeu cerca de 800 expositores dos segmentos de aviação, irrigação, transportes, ferramentas, máquinas para construção, pecuária, pneus, agricultura de precisão e armazenagem em 440 mil metros quadrados de área de exposição. 

Para estimular o segmento de inovação científica agrícola, a feira ainda lançou o Prêmio Brasil Agrociência. "A premiação deve ser um carro-chefe da feira nos próximos anos. As expectativas são sempre de crescimento e de melhoria da feira. O setor agrícola segue promissor e o crescimento da feira é um reflexo do mercado", afirma Maurílio Biagi Filho, presidente da Agrishow e que, após três anos, planeja deixar o cargo. 

Perspectivas

Apesar da queda de 21,3% nas vendas internas de máquinas agrícolas no primeiro trimestre de 2014, registrada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Auto¬motores (Anfavea), o segmen¬to de implementos se manteve como o principal player de negócios na feira. De acordo com Carlos Pastoriza, diretor-secretário e presidente eleito da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a expectativa para o fechamento do evento era repetir o desempenho de vendas de 2013. "Se isso se confirmar, será um desempenho excelente, já que, no ano passado, tivemos um recorde histórico", diz, ressaltando que dados oficiais da entidade só serão divulgados nesta semana.


Continua depois da publicidade


Empresários de 15 países - entre eles os estreantes Iraque, Indonésia e Vietnã - participaram da negociação de máquinas e equipamentos com cerca de 30 produtores brasileiros de máquinas agrícolas. Na edição do ano passado, estima-se que tenham sido gerados cerca de US$ 30 milhões em exportações a partir de negociações iniciadas na Agrishow e concluídas posteriormente. "Mais importante que a compra são as parcerias que ajudamos a forjar e que podem gerar cen¬tenas de milhares de dólares em negócios após a feira", afirma Pastoriza. 

Inovação em ação

Além de uma oportunidade para fechar bons negócios nacionais e internacionais, a feira se destaca como uma vitrine de novas tecnologias para o agronegócio. As novidades high tech incluem desde softwares de monitoramento de sistemas e máquinas até o desenvolvimento de novas variedades de sementes e novas formas de manejo animal. 
Destaque brasileiro no segmento de agricultura de precisão, a indústria de implementos gaúcha Stara apresentou nesta edição o Tooper 55VT, um controlador com wi-fi, bluetooth e GPS, que oferece o "Siga-me", uma espécie de passo a passo para os operadores de tratores ca¬librarem as máquinas em que irão trabalhar. "Se a máquina não estiver calibrada, ele não trabalha. A ideia é que o equipamento funcione também com telemetria, possibilitando que seus dados sejam avaliados remotamente", diz Willian Schneider, responsável pelo marketing do produto na Stara. 

Na AG Leader Technology, o monitor touchscreen se integra a qualquer equipamento. Com funções que possibilitam monitorar colheitas, cortes em seções de pulverização e uma série de opções de softwares de gerenciamento agrícola, o equipamento alia a funcionalidade ao custo relativamente baixo - sai por R$ 8,5 mil em algumas versões. "É muito simples, basta instalar e com três cliques o operador já o acionou", diz André Fabri, coordenador regional de vendas da marca.