Alcoa investe R$ 100 milhões em unidade de laminação de PE

A empresa pretende capturar a demanda crescente de embalagens especiais na América Latina.

Alcoa anuncia investimento de U$ 40 milhões (R$ 100 milhões) em sua unidade de laminação em Itapissuma (PE), para aumentar a produção de folhas especiais para embalagens assépticas e flexíveis. A demanda por embalagens especiais no Brasil deverá crescer sete por cento ao ano durante os próximos três anos, devido ao crescimento da população e à preferência do consumidor. A expansão foi anunciada nesta terça-feira (1) na ExpoAlumínio (Exposição Internacional do Alumínio), em São Paulo. Toda a capacidade adicional está totalmente comprometida com os clientes da empresa.

"A Alcoa tem uma posição de liderança no mercado de folhas especiais na América Latina, onde os nossos produtos de valor agregado são essenciais na produção de embalagens altamente diferenciadas", afirma Aquilino Paolucci, presidente da Alcoa América Latina & Caribe. "Um número crescente de consumidores preferem esse tipo de embalagem, pois elas mantêm os produtos mais frescos por mais tempo e a nossa expansão permitirá à Alcoa e os nossos clientes capturar essa demanda crescente", complementa.

Embalagens assépticas e flexíveis feitas em folhas de alumínio especiais são os mais diferenciados tipos de embalagens. O uso de embalagens assépticas é liderado por empresas de alimentos e bebidas, pois permitem maior retenção de nutrientes e sabor nos alimentos líquidos, mantendo-os prontos para o consumo por até 12 meses, mesmo sem refrigeração. As embalagens – mais de 175 bilhões produzidas globalmente em 2013 - são normalmente uma composição de materiais, como o papel cartão, plástico e folhas finas de alumínio.

A fábrica de Laminados em Itapissuma é localizada próximo à Recife, em Pernambuco, e emprega aproximadamente 700 pessoas. Com a expansão, a Alcoa espera criar cerca de 50 postos de trabalho após o início das operações. O processo de expansão está em andamento e o início das operações está previsto para 2016.


Continua depois da publicidade


O investimento é parte do reposicionamento do portfólio da Alcoa nos negócios de alumínio transformado e produtos acabados, visando capturar o aumento de rentabilidade. Para atender à demanda de mercado, a Alcoa está apostando em outros negócios de valor agregado no Brasil como os produtos para o mercado de petróleo e gás, soluções para obras especiais de construção civil (Kawneer), sistemas de fixação, rodas forjadas de alumínio para caminhões e extrusão.