SKF lança calço de máquinas para embarcações marítimas

SKF Vibracon ajusta diferença angular entre máquina e base de montagem.

A SKF acaba de lançar no Brasil o SKF Vibracon, calço de montagem de máquinas destinado a embarcações marítimas. O produto foi projetado para ajustar a diferença angular entre a máquina e a base de montagem sem a necessidade de usinagens onerosas da base ou trabalho extra de instalar calços de resina epóxi.

Os calços de montagem de máquinas SKF Vibracon são resistentes e reutilizáveis e servem para todos os tipos de máquinas rotativas ou criticamente alinhadas. Os calços são elementos mecanicamente rígidos que tornam uma montagem precisa, mais simples e rápida.

As vantagens desse produto são a ausência de tempo de endurecimento, como ocorre com calços de resina epóxi, eliminando o característico processo de alinhamento pelo método de tentativa e erro “lâmina e calço” e a capacidade de ajuste durante toda vida útil da máquina.

“Esse equipamento possui muitas configurações e opções de material para atender os requisitos técnicos em ambientes do usuário”, relata Ricardo Amaral, gerente do segmento Naval da SKF do Brasil.

Todos os calços SKF Vibracon possuem a placa superior esférica, permite desvios de até 4° e a seção intermediária ajustável. Essa configuração autoniveladora acomoda as diferenças angulares que são inerentes às superfícies de montagem. O recurso de ajuste de altura apresenta a maior variação da indústria, o que torna o SKF Vibracon fácil de instalar.

"A capacidade de autonivelamento, combinada com o recurso de ajuste em altura, elimina a possibilidade de ocorrência de pé manco na linha de produção e durante toda vida útil do equipamento”, conta o executivo. “Outra vantagem do SKF Vibracon é a de criar um plano de montagem em poucos minutos e reiteradas vezes, auxiliando o alinhamento e formando uma combinação perfeita com modernos sistemas de alinhamento a laser”, completa.


Tópicos: