Rodadas de Negócios aproximam pequenos fornecedores de grandes empresas

Mercopar - Feira de Subcontratação e Inovação Industrial ocorre em Caxias do Sul de 1º a 4 de outubro.

Um encontro de negócios com o objetivo de aproximar de forma direta as necessidades de grandes empresas e as ofertas de produtos e serviços dos pequenos negócios. Este é o foco principal das Rodadas de Negócios que, ano a ano, apresentam resultados cada vez mais expressivos durante a Feira de Subcontratação e Inovação Industrial. A Mercopar 2013 ocorrerá de 1º a 4 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com a participação de aproximadamente 500 empresas. 
 
As Rodadas de Negócios entre as pequenas empresas que participam de projetos coletivos do Sebrae/RS e grandes empreendimentos interessados em subcontratar ou comprar formam uma das principais ferramentas de negociação direta durante a Mercopar.
 
 
"No momento da inscrição os expositores já especificam quais serviços prestam e que produtos estão oferecendo. As grandes empresas também se inscrevem destacando as suas necessidades”, explica o gestor das Rodadas de Negócios do Sebrae/RS, Jakson da Luz. Em 2012, as negociações do Projeto Comprador Nacional e Internacional chegaram a R$ 25,4 milhões, um crescimento de, aproximadamente, 10% com relação ao ano anterior.
 
A partir das informações repassadas por fornecedores e compradores, o Sebrae/RS faz um cruzamento entre os dados cadastrados e as possibilidades de encaminhamento de negócio. “As pequenas empresas têm um tempo para selecionar, entre os compradores, aqueles que são mais interessantes. Em seguida, os compradores confirmam a reunião também de acordo com as suas necessidades”, complementa Luz.
 
Rodadas na Feira
 
Todas as reuniões serão marcadas antes do início da Mercopar. As Rodadas acontecerão no segundo e no terceiro dias da feira. “Cada comprador terá um espaço próprio e receberá potenciais fornecedores para ouvir suas propostas por 20 minutos. Esta é uma oportunidade única para muitas pequenas empresas que, de outra forma, não teriam acesso a grandes compradores”, lembra o gestor do Sebrae/RS. 
 
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações sobre o evento, podem ser obtidas pelo site do evento.