Organizadores esperam alta de 18% no público da Mecânica Nordeste

A Fimmepe - Mecânica Nordeste acontece entre os dias 22 e 25 de outubro em Pernambuco.

Indústrias de bens-de-capital de todo o País com planos de ampliar seus negócios no Norte/Nordeste estarão participando da Fimmepe - Mecânica Nordeste, no período de 22 a 25 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Este ano, a feira deverá contar com mais de 150 expositores e cerca de 11 mil visitantes, 18% a mais que no ano passado. A expectativa de aumento do público dos organizadores se deve às novidades que o evento apresentará em 2013. Uma delas é que, a partir deste ano, o Simmepe (Sindicato da Indústria Metalmecânica e Eletroeletrônica de Pernambuco), que realiza a Fimmepe há 18 anos, terá como parceira a empresa multinacional Reed Exhibitions Alcantara Machado, que assumiu a parte de promoção, organização e comercialização da feira.
 
Além disso, em 2013, junto com a Fimmepe, será realizada a Pernambuco Petroleum Business, conferência promovida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), que reunirá representantes de empresas nacionais e estrangeiras que atuam no mercado de petróleo, gás natural, offshore e naval. No evento, que tem como um dos objetivos estimular a consolidação da cadeia de fornecedores e o aumento da competitividade da indústria metalmecânica da região, serão apresentadas as oportunidades de negócio relacionadas ao setor de caldeiraria pesada, fundição, usinagem, forjaria e galvanização no Estado.
 
"Tudo indica que essa será uma das melhores feiras de todos os tempos, pois, além das novidades que trazemos este ano, o mercado tem dado sinais que o segmento industrial está otimista com relação ao desempenho da economia no segundo semestre", afirma Sebastião Pontes, presidente do Simmepe. Ele cita, como exemplo, a Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias de Pernambuco, segundo a qual, a indústria de transformação de Estado espera contratar mais empregados e comprar mais matéria prima nos próximos seis meses.
 
Outro sinal positivo, segundo Pontes, são as grandes empresas do setor metalmecânico que garantiram seus estandes na feira deste ano. Entre elas estão a SEW Eurodrive, Messer, Parker Haniffin, Ace Schmersal, Bener, Robotika, Romi, Vitor & Buono. "O atual momento de expansão econômica vivido pelo Nordeste tem atraído a atenção dos fornecedores de máquinas e equipamentos industriais. Isso porque as empresas da região têm investido cada vez mais na modernização e ampliação de seus parques fabris a fim de poderem aproveitar as oportunidades que estão surgindo graças a implantação na região de grandes empreendimentos como estaleiros, refinaria de petróleo, siderúrgica e montadora de automóveis", afirma Pontes.
 
Além da exposição, o evento contará com rodadas de negócios entre as empresas expositoras e os compradores das companhias instaladas em Suape, aproveitando a energia e o clima de negócios que envolve toda a feira. Estão previstas visitas técnicas à Suape com os expositores para que eles possam conhecer melhor as instalações e saibam in loco de todo o potencial que existe na região para as empresas locais e dos demais estados. Para estimular a as empresas de SP, RJ, SC e RS a investirem no mercado nordestino, haverá encontro com potenciais representantes comerciais para que as empresa possam desenvolver novos canais de distribuição e prestação de serviços, aumentando ainda mais o comércio fora do eixo RJ-SP.
 
Entre os segmentos participantes da feira estão: Automação e controle de processos, Componentes industriais, Engenharia industrial, Entidades financeiras, Informática, Máquinas e Equipamentos, Manutenção e Peças de reposição, Material elétricoeletrônico, Navipeças, Óleo e Gás, Robótica, Serviços e consultorias.
 

Tópicos: