SKF apresenta rolamento que elimina contaminação em máquinas de alimentos e bebidas

Rolamento Y SKF Food Line não necessita de relubrificação.

A SKF do Brasil apresenta o rolamento Y SKF Food Line, ideal para ambientes industriais destinados à produção de alimentos e bebidas. Esses componentes oferecem uma solução que dispensa manutenção, oferece maior produtivi­dade e custos reduzidos. Após instaladas, essas peças não necessitam de relubrificação.
 
“No processamento de alimentos e bebidas, a lavagem a alta pressão com água quente e agentes cáusticos cria vários problemas de confiabilidade. Pode ocorrer corrosão em áreas com baixa resistência química , criando descamação e possível contaminação. Esses efeitos combinados resultam em uma vida útil reduzida do rolamento, assim como no aumento de custos para relubrificação. Com essa solução, eliminamos os problemas desse ambiente hostil”, explica Nelson Pereira, gerente do segmento de Alimentos e Bebidas da SKF para a América Latina.
 
O rolamento Y SKF Food Line oferece menores custos de lubrificação e manutenção, elimina riscos de lubrificação incompleta por falha humana, acaba com o tempo de parada para relubrificação, aumenta a prevenção contra corpos estranhos (sem contaminação ou gotejamento de graxa), resiste à corrosão em praticamente todas as condições de lavagem e elimina bactérias.
 
Essas soluções também apresentam um rolamento Y de aço inoxidável que dispensa manutenção. O componente é montado com um retentor de vários lábios, um defletor giratório para manter o lubrificante no interior e as soluções abrasivas de lavagem no exterior do rolamento, mesmo com lavagens a alta pressão.
 
O rolamento é montado em uma caixa de mancal de material composto de alta resistência: é 60% mais leve que o aço fundido e resistente a água quente e fria, desinfe­tantes, produtos químicos de lavagem, ácidos cítricos e gorduras de cozimento.
 
As unidades de rolamento são compatíveis com HACCP, pré-lubrificadas com graxa USDA H1 aprovada para uso em opera­ções de processamento de alimentos e podem ser fornecidas com uma tampa de fechamento eficaz e em conformidade com normas de saúde e segurança.
 
Os rolamentos Y SKF Food Line são utilizados habitualmente em transportadores, separadores, dimensionadores, prensas, alimentadores sem-fim, lavadores com escova e todos os equipamentos operando em ambientes molhados, muito comum em processos de carne, peixe, aves, frutas e legumes, confeitaria, padarias, bebidas e laticínios.
 
 

Tópicos: