Volkswagen investe R$ 10 milhões em novas tecnologias na fábrica Anchieta

Investimento é direcionado para novos equipamentos de teste.

A Volkswagen do Brasil acaba de investir R$ 10 milhões em novos equipamentos para realização de testes nos veículos em produção, na etapa de Montagem Final da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Os novos equipamentos deixarão ainda mais preciso e robusto o processo de aferição de geometria de suspensão, alinhadores de farol, cabines para simulação de rodagem e sistemas de testes elétrico e eletrônico.
 
Aos equipamentos ainda se somam o dispositivo digital para o alinhamento do volante, torquímetros digitais e novos sistemas de segurança para o operador. As cabines de simulação de rodagem, utilizadas para testes de freio (ABS) e simulação de pista (Teste Dinâmico do Motor e Câmbio), também foram integradas a um servidor central. Os resultados são recebidos e enviados pelo servidor (ECOS), que controla todo o processo.
 
Todos os testes emitem protocolo que é armazenado em um banco de dados, possibilitando a rastreabilidade e aumentando o controle da qualidade de cada veículo produzido.
 
“Os novos equipamentos vão garantir, por exemplo, a simetria ainda mais precisa ao veículo com os ajustes eletrônicos, feitos por meio de câmeras digitais, que detectam o posicionamento correto das rodas através de feixe de luz. Esse investimento é mais um exemplo do esforço constante da marca com o foco na satisfação dos nossos clientes”, destaca o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.