Aços e Ligas Especiais


Aços e Ligas Especiais - 2ª Edição Revista e Ampliada

André Luiz V. da Costa e Silva
Paulo Roberto Mei

Editora Blucher, 664 páginas.
Ano de Publicação: 2006
Preço: R$ 109,00

Sobre o livro

Os aços especiais de alta liga e as ligas especiais situam-se no topo da pirâmide da Siderurgia Mundial.

Embora seu volume produzido seja pequeno comparativamente aos aços comuns, seu valor é muito maior, devido ao seu alto teor de elementos de liga, tipicamente acima de 7%. Já as ligas especiais são constituídas na sua maioria por ligas a base de níquel e possuem características especiais. Ao mesmo tempo, esses aços e ligas exigem, desde a fase de projeto, um profundo conhecimento da metalurgia envolvida. Ainda, o emprego de técnicas e processos avançados de fabricação os diferenciam dos aços comuns, pois suas características e propriedades finais são fortemente condicionadas pelo processo de fabricação.

Assim, o conhecimento da metalurgia dos aços especiais é essencial para novos engenheiros e técnicos que de alguma forma se envolvam com estes aços e ligas, bem como aos estudantes das disciplinas de materiais e metalurgia.
Esta edição, a segunda, teve o apoio de Villares Metals S.A., entendendo a importância desta obra, especialmente por ser escrita na língua portuguesa. O livro foi totalmente revisto e atualizado pelos seus autores.


Autores

André Luiz V. da Costa e Silva
Eng. Metalúrgico formado pelo Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, em 1976. Concluiu seu mestrado pela University of British Columbia, Vancouver, em 1979, e o doutorado pela University of Florida, Gainesville, em 1994.

É co-autor do livro Tecnologia dos Aços e tem mais de 80 publicações, incluindo dois livros. É Vice-Chaiman do Alloy Phase Diagram International Commission (APDIC). É casado e tem uma filha.

Paulo Roberto Mei
Engenheiro mecânico formado pelo ITA em 1976, finalizou o mestrado na UNICAMP em 1979, na área de solidificação dos metais. Em 1980, iniciou o doutorado na área de aços com o Professor R. w. K. Honeycombe, da Universidade de Cambridge, Inglaterra, e trabalha no desenvolvimento de aços e ligas metálicas até hoje no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMA) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP, onde exerce o cargo de Professor Titular na área de Tecnologia dos Aços.

É co-autor do livro Tecnologia dos Aços e de três patentes na área metalúrgica. Publicou mais de 130 artigos completos em anais e congressos e periódicos nacionais e internacionais e orientou onze teses de doutorado e nove dissertações de mestrado.

Tópicos: