Contec desenvolve cabos para sistemas robóticos do setor automotivo

Fonte: Assessoria de Imprensa da Contec - 15/06/07

Os cabos utilizados em diferentes tipos de robôs, como os de soldagem e pintura, empregados nas indústrias do setor automotivo, e também os que são utilizados em vários outros sistemas de automação industrial, precisam apresentar algumas características peculiares, como extra-flexibilidade, devido aos movimentos repetitivos e constantes que esses equipamentos executam, além de terem que possuir uma blindagem adequada para impedir que qualquer interferência eletrostática afete o desempenho ou bom funcionamento das máquinas. Com base nisso, a Contec Condutores Técnicos adquiriu know how específico para disponibilizar ao mercado brasileiro cabos de alta qualidade e capazes de substituir perfeitamente os similares importados.

“Em geral, as máquinas e sistemas robóticos são importados e as empresas que os utilizam precisam substituir os cabos, de tempos em tempos, devido ao desgaste natural que se verifica em decorrência da movimentação, que dependendo da aplicação pode ser bastante intensa. Para atender a essa necessidade, a Contec desenvolve e fabrica cabos sob encomenda que podem ser fornecidos na quantidade estipulada pelo cliente e em  prazo bastante curto”, explica Luis Laércio Magalhães Paiva, gerente industrial da Contec.

Os cabos voltados para automação e robótica podem ser lisos ou espiralados, reunindo múltiplas veias, de mesma seção, ou mistas em mm², ou ainda em AWG, com bitolas a partir de 0,20 mm²  até 25 mm². A blindagem pode ser feita em fita aluminizada, em trança e espiral de cobre nu ou estanhado, e em aço galvanizado ou inox, ou em combinações entre esses tipos, duas a duas. “Isso dependerá do tipo de interferência a que essas máquinas estão submetidas, a robustez nececessária e da sua intensidade”, justifica Laércio.  

De acordo com o executivo, todos os cabos são produzidos de acordo com as principais certificações nacionais e estrangeiras. A Contec também oferece aos clientes assessoria técnica de engenharia  de aplicações e presta atendimento de urgência para situações críticas.