Feira multissetorial no leste da África oportuniza exportações brasileiras

Feira multissetorial no leste da África oportuniza exportações brasileiras

Empresários brasileiros estão sendo convidados a participar da Expo 2013 – The 2nd Brazil in Eastern Africa, que ocorre de 24 a 26 de julho deste ano no Quênia, na África.

A segunda edição do evento, realizado pela BrazAfric Enterprises LTD, volta a abrir portas a empresas nacionais que buscam oportunidades em uma região de grande potencial econômico na África Oriental.
 
A Expo 2013 – The 2nd Brazil in Eastern Africa é uma feira multissetorial de produtos e serviços estrategicamente planejada para aproximar empresas brasileiras de uma região com mais de 200 milhões de consumidores.
 
A crescente taxa de urbanização do Quênia e o crescimento constante do PIB daquela região Africana – que chegou a 6,8% em 2011 – também são fortes chamativos para os investidores.
 
Além de oportunizar contatos e negócios na região do leste africano, a feira também aproxima empresários brasileiros de delegações de países como Tanzânia, Uganda, Ruanda, Burundi, Etiópia, Sudão do Sul e Somália, entre outros.
 
“Na primeira edição da feira, em 2011, somamos mais de 70 expositores, exclusivamente brasileiros.
 
Para o evento deste ano, o objetivo é dobrar esse número, porque já há um consenso de que a África oriental é a ‘bola da vez’ da economia mundial”, observa Valtemor de Castilhos, da Brand Imports & Exports, parceira da BrazAfric Enterprises LTD na realização do evento.
 
O empresário Marcos Brandalise, fundador da BrazAfric, fincou bandeira brasileira no leste Africano em 1992, e desde então já abriu portas a inúmeras empresas na região.
 
A BrazAfric faturou US$ 15 milhões em 2011 oferecendo uma lista de produtos nacionais que vão desde chuveiros elétricos a equipamentos e máquinas para processamento de grãos.
 
Entre as marcas já consolidadas no Quênia estão Lorenzetti, Schulz, Pinhalense e Guarany Pulverizadores. Para este ano, já estão confirmadas as presenças de nomes como Lavrale, Germani Alimentos e Trapp, e o apoio do Banco do Brasil e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
 
Além da feira de produtos e serviços, que neste ano será montada em uma área mil metros quadrados dentro do Safari Park Hotel de Nairóbi, capital do Quênia, a Expo 2013 – The 2nd Brazil in Eastern Africa também terá uma conferência com foco em agronegócio, oportunidade e financiamento, e a Semana Cultural Brasileira, com apresentações e mostras culturais.