Mercado de caminhões poderá crescer 10% no Brasil’, prevê Daimler Trucks

Mercado de caminhões poderá crescer 10% no Brasil’, prevê Daimler Trucks

 

A Daimler Trucks prevê que a demanda mundial por caminhões médios e pesados aumente em 2013 principalmente nos mercados emergentes, com destaque para o Brasil e a Índia. Também poderá se estabilizar na Europa Ocidental, Ásia e América do Norte. 
 
Os emergentes mais uma vez guiarão a economia global, segundo a companhia, contribuindo com cerca de 3/4 ao crescimento econômico mundial, que será de 2,5% ou 3%.
 
No Brasil o mercado de caminhões poderá crescer até 10%. É que, após a retração de 2012, as perspectivas econômicas do País melhoraram bastante e o governo continua a oferecer condições favoráveis de financiamento para os veículos comerciais.
 
“O ano de 2013 será um desafio como um todo e os negócios ficaram um tanto lentos nos primeiros meses. Entretanto, na segunda metade do ano, os mercados deverão ganhar impulso", disse Andreas Renschler, membro do conselho de administração do Grupo Daimler, responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses, em comunicado que apresenta o resultado financeiro da companhia.
 
Devido às condições do mercado e a disponibilidade de caminhões médios e pesados Mercedes-Benz que atendem à legislação Euro 6 na Europa, Renschler espera que a Daimler Trucks eleve suas vendas, sua participação e seus lucros em 2013.
 
No ano passado a Daimler Trucks aumentou suas vendas e receitas, com crescimento especialmente na Ásia e na região do Nafta. Globalmente as receitas cresceram 9%, atingindo 31,4 bilhões de euros, ante 28,8 bilhões de euros em 2011. A divisão vendeu 462 mil veículos, 9% acima de 2011.
 
“Conseguimos sair bem de uma situação difícil", afirma Renschler. “Aumentamos substancialmente as vendas e a receita, apesar dos mercados voláteis, e demonstramos mais uma vez que estamos bem posicionados. Isso se deve a nossa presença global, que nos permite contrabalançar os efeitos de mercados fracos com maior eficácia”.
 
O que contribuiu para fortalecer a unidade de negócios de caminhões da Daimler AG foi a iniciativa “DaimlerTrucks #1”, que faz parte da estratégia global de excelência que orienta as ações dessa unidade de negócios desde 2005. As medidas visam gerar um incremento de 1,6 bilhão de euros para a Daimler Trucks até o final de 2014.