Rockwell Automation lança controlador inteligente de motor Allen-Bradley SMC-50

Rockwell Automation lança controlador inteligente de motor Allen-Bradley SMC-50

 

A Rockwell Automation apresenta o controlador inteligente de motor Allen-Bradley SMC-50, a última geração de controladores de motor com componentes de estado sólido da empresa. Esta novidade inclui uma recém-projetada estrutura de potência trifásica, com retificadores SCR, totalmente em estado sólido.
 
O novo controlador SMC-50 atende necessidades de controle de motores de OEMs e usuários finais que buscam uma alternativa mais econômica para acionadores e controle mais avançado do que chaves de partida convencionais.
 
Projetado para oferecer flexibilidade ao cliente, o controlador SMC-50 combina recursos avançados de monitoramento e de proteção, múltiplas opções de partida e parada, e entradas e saídas de controle expansíveis. Esses recursos ajudam os usuários a aumentar a eficiência, reduzir tempo de parada e melhorar o controle.
 
Com capacidades nominais de 200 Vac a 690 Vac e de 90 a 520 ampères, o controlador SMC-50 é ideal para controlar rotação e torque de motores em um gama de aplicações de trabalhos normais, como bombas, compressores e transportadores curtos, bem como em aplicações pesadas, como em britadores de rocha, picadores de madeira, ventiladores centrífugos e transportadores longos.
 
O projeto do controlador inteligente de motor SMC-50 melhora a saída de tensão para maximizar a eficiência das partidas e paradas do motor. Para escalabilidade da aplicação, o produto apresenta nove modos de partida padrão, seis modos de parada e diversas funções de baixa rotação.
 
Independentemente do modo de partida selecionado, o controlador SMC-50 armazena o tempo de partida real do motor e o valor da corrente de pico, para auxiliar a configuração e otimização do processo.
 
Para proteger adicionalmente ativos de motores e reduzir o tempo parado, o controlador SMC-50 utiliza monitoramento de energia e diagnósticos avançados. Isso possibilita a configuração de falhas e alarmes, altamente escaláveis pelo usuário incluindo proteção de sobrecarga no motor, sobretensão/subtensão, proteção contra travamento, sobre/sub potência, detecção de eixo emperrado, sobre/sub corrente, partidas excessivas, desbalanceamento de corrente e tensão, proteção contra variações de frequência da rede, proteção do fator de potência e falhas e alarmes para manutenção preventiva.
 
O controlador SMC-50 também apresenta recursos inovadores, como economizador de energia, aquecedor para o enrolamento do motor e recursos de captura e registro de eventos, que registram dados de falhas, alarmes e histórico de operação.
 
A combinação de recursos padrão e avançados do controlador SMC-50 com opções de programação do usuário, opções de E/S escaláveis e recursos de integração em rede, proporcionam recursos de última geração para o gerenciamento do desempenho do motor e do consumo de energia.