A Scania firmou parceria com a Siemens para o desenvolvimento de caminhões e ônibus elétricos movidos a um sistema elétrico suspenso, semelhante aos dos conhecidos trólebus. O acordo pode significar que a Suécia pode se tornar o primeiro país do mundo com caminhões movidos à eletricidade para uso comercial.
Em 2012, as empresas apresentaram um protótipo de caminhão elétrico. Por um longo período, a Scania explorou a possibilidade de introduzir motores elétricos em seus caminhões e ônibus. Na tecnologia da Siemens os veículos recebem energia por meio de um cabo no pantógrafo, dispositivo instalado no teto do veículo, alimentado por uma corrente elétrica recolhida de estações elétricas.
“Esta é a demonstração de que estradas eletrificadas podem rapidamente tornar-se uma realidade por meio desta parceria. A economia de combustível é enorme graças à eletrificação e este projeto é a pedra fundamental para um transporte rodoviário livre de combustível fóssil”, comenta o vice-presidente executivo e diretor de vendas e marketing da Scania, Henrik Henriksson.
O caminhão tracionado por rede elétrica por meio de linha suspensa pode figurar como complemento aos planos da Scania em aumentar suas opções de veículos mais sustentáveis, como os modelos híbridos, que combinam tecnologia de combustão à elétrica interna. Contudo, a montadora não informa quando os caminhões elétricos devem chegar às ruas.