Notícias
Aços de alta resistência e baixa liga, como diz o nome, são aços com baixos teores de liga com altos limites de resistência. Eles tem as chamadas microadições de elementos de liga como o Nb, Ti e/ou V e associados com os tratamentos termo mecânicos tem microestrutura com grãos finos. Denominação: no Brasil estes aços são muitas vezes referenciados como ARBL, BLAR ( Baixa Liga e Alta Resistência),ou em inglês HSLA ( High Strenght Low Alloy).
Características
Composição
A composição química de um aço BLAR pode variar de um produto para outro. Um aço típico possui normalmente menos que 0,15% de Carbono, 1,65% de Manganês e níveis baixos (abaixo de 0,035%) de Fósforo, enxofre e outros elementos. O baixo carbono garante boa conformabilidade e soldabilidade. A resistência destes aços é aumentada pela adição de pequenas quantidades de elementos de liga , conforme mostra a tabela abaixo.
Composições por classe podem ser vistas abaixo:
Tipos de Aços de Alta Resistência e Baixa liga
Na denominação de mercado, os aços de alta resistência e baixa liga são classificados em:
Denominações ASTM e limites de escoamento de alguns aços BLAR
Outras Informações
A boa conformabilidade dos aços de alta resistência e baixa liga foi originalmente desenvolvida para a indústria automotiva, substituindo partes de aço de baixo carbono por partes mais esbeltas, portanto de menor peso, sem sacrifício da resistência. Estes elementos incluem partes de chassis, braços de suporte, partes da suspensão e rodas. Chapas e placas são também usadas em equipamento de mineração e veículos pesados.
No caso de pontes, o uso do aço de alta resistência e baixa liga permite vãos centrais mais longos e menos vigas de sustentação, devido ao menor peso. Também para estruturas de torres de transmissão de sinal de televisão a vantagem do peso é interessante. A resistência extra do aço significa que as seções que compõem a torre podem ser mais esbeltas e estáveis, pois oferecem menor resistência às cargas de vento.
Formas estruturais (com limite de escoamento entre 310 e 345 MPa) são utilizadas em aplicações como plataformas marítimas de extração de petróleo e gás, torres de transmissão de potência e construção naval. Barras (com limite de escoamento entre 345-480 MPa) são usadas em guindastes e torres de transmissão.
Neste grupo de aços estão os aços patináveis (conhecidos também por COR-TEN). Uma característica destes aços é que eles formam uma camada protetora de óxido quando expostos à atmosferas não contaminadas. Eles podem ser usados sem pintura no lugar de aço carbono e são elementos de efeito arquitetônico especial. São bastante utilizados em pontes.
Os aços A242, A588, e A606 são exemplos típicos de aços patináveis.
A tabela abaixo mostra os aços patináveis fabricados no Brasil.
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa