Notícias
por José Roberto B. Danieletto
Editora: Linha Aberta
Páginas: 524
Idioma: Portugues
Notas:
Sobre o autor
Graduado em engenharia eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, José Roberto B. Danieletto é diretor técnico e de operações da Poly Easy, fabricante e instaladora de equipamentos, ferramentas, tubos e conexões de PE, PP e PPR, atuando também como consultor pela Qualipipe para desenvolvimento de projetos de tubulações.
Autor de vários projetos, manuais técnicos e de especificação de tubulações de PE para empresas como DMAE-POA, Sabesp e Comgás, o executivo também ministrou diversos treinamentos para inspetores, instaladores e soldadores, foi diretor técnico da empresa Dutoflex e presidente e coordenador da Comissão de Gestão da Qualidade da Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE).
Resumo
Destinado a profissionais da área de sistemas de tubulações como projetistas, engenheiros e instaladores e voltado também para estudantes e docentes das áreas de engenharia e tecnologia, o manual foi patrocinado por nove empresas, entre as quais a Nupi Brasil e Poly Easy, especializadas em soluções para sistemas de tubulações de PE (Polietileno), PP (Polipropileno) e PPR (Polipropileno Randon).
Entre os temas abordados nos 12 capítulos destaca-se o detalhamento das características dos materiais poliolefínicos - suas influências, propriedades e desempenhos -, os métodos de análise e controle de qualidade dos materiais, além das especificações européias (ISO e EN) e norte-americanas (ASTM e PPI) e um comparativo entre ambas. O descritivo de cada método de ensaio e especificação inclui, ainda, as informações das normas técnicas mundiais e brasileiras mais empregadas.
Voltado para as principais necessidades dos profissionais e estudiosos da área, o livro apresenta métodos de cálculos mecânicos e hidráulicos de tubulações, trazendo gráficos e tabelas simplificadas sobre determinação de vazões, perdas de carga hidráulica, resistência a pressões internas e externas, cálculos de reaterro, flutuabilidade, flexibilidade, dilatações, condutividade térmica, entre outros. Como existe pouco material literário e didático disponível sobre o assunto, o livro também discorre sobre os cálculos de Zandi e Govatos, referentes ao transporte hidráulico de sólidos, tubulações subaquáticas e o chamado Close-fit onde uma tubulação é inserida na outra, detalha Danieletto.
O autor ainda descreve os métodos de união e os procedimentos de reparo, instalação e controle de qualidade de soldagem termoplástica, além das técnicas de fabricação dos tubos e conexões - como a extrusão e a injeção - e os procedimentos básicos de controle de qualidade, embasados pelas respectivas normas técnicas mais utilizadas no mercado. O engenheiro conclui o manual especificando os critérios para a escolha do melhor material para cada aplicação e faz uma breve explanação sobre outros materiais de tubulações que estão surgindo no mercado brasileiro e mundial, como o PPR, PEX, PVDF, PB e os multicamadas.
Veja outros trabalhos acadêmicos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Próximos eventos
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa