por Vinicius Callegari    |   24/10/2023

Telemetria na indústria torna gestão operacional de máquinas móveis mais eficiente

Telemetria é ferramenta estratégica essencial para a gestão eficiente de máquinas móveis em setores industriais

A telemetria tem aplicações abrangentes em diversos setores da indústria, como mineração, construção, agricultura, logística e transporte. Na mineração, por exemplo, essa tecnologia pode monitorar a integridade dos equipamentos, garantindo que operem em condições seguras e eficientes. Na agricultura, ajuda a otimizar a irrigação e o uso de máquinas agrícolas. Já na logística, ela pode rastrear frotas de veículos e garantir entregas pontuais. 

Esses dados abrangem desde informações básicas, como localização e status operacional, até métricas mais avançadas como temperatura, pressão, velocidade, consumo de combustível e até mesmo indicadores de desgaste. Mesmo assim, é importante lembrar que, apesar dos benefícios claros como a otimização da utilização de equipamentos, redução de custos e de manutenção, monitoramento em tempo real e melhoria na tomada de decisões, segurança e prevenção de acidentes, esse tipo de implementação enfrenta desafios como a integração com sistemas existentes, questões de segurança de dados e a necessidade de treinamento para os operadores. 

Devemos considerar também as regulamentações locais e as preocupações com a privacidade ao coletar e transmitir dados, já que, a telemetria se estabeleceu como uma ferramenta estratégica essencial para a gestão eficiente de máquinas móveis em setores industriais.

É importante citar que quando falamos de máquinas móveis, ao monitorar o consumo de combustível e as condições dos componentes, é possível identificar padrões de consumo excessivo ou desgaste precoce, permitindo a implementação de ações corretivas proativas. Com um ciclo de preventivas realizado no momento certo, (por meio da busca do horímetro de forma automática), os equipamentos têm uma vida útil mais longa, maior disponibilidade na obra, e os custos de operação são otimizados.


Continua depois da publicidade


Outra possibilidade, que é uma grande inovação, é a medição automatizada de contratos por dentro da plataforma. Todas as regras contratuais são parametrizadas no sistema, as áreas de disponibilidade e indisponibilidade são mapeadas digitalmente, e a partir daí as informações de telemetria são entregues de forma totalmente contextualizadas, sem interação humana. Com a automação da gestão de contratos de máquinas móveis locadas, é possível aplicar glosas antes imperceptíveis, e em médio prazo, entender a ociosidade do parque locado para reduzir ativos ou diminuir regimes operacionais.

Consequentemente, ao fornecer dados em tempo real, insights valiosos e possibilitar a tomada de decisões informadas, a telemetria contribui para a otimização operacional, a redução de custos e o aumento da produtividade. Como a tecnologia continua a evoluir, é provável que a telemetria desempenhe um papel ainda mais central na transformação digital das indústrias em todo o mundo.

Você já aplica telemetria no seu negócio?

*Imagem de capa: Depositphotos

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Vinicius Callegari

Vinicius Callegari é Cofundador da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas e construtoras