por Patrik Eurenius    |   21/07/2023

Sustentabilidade voltada para a tecnologia: atrair jovens talentos com propósito

Como o setor de manufatura, ainda se esforçando para adotar práticas mais sustentáveis, pode atrair uma nova geração de talentos

Pesquisa da KPMG publicada em janeiro de 2023 revela uma visão clara do mercado de talentos. De acordo com o levantamento, 55% das pessoas com idade entre 25 e 34 anos são mais propensas a valorizar os compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG) de seus empregadores, e 51% das pessoas com idade entre 18 e 24 anos também concordam com isso. Ao procurar um novo cargo, um em cada cinco entrevistados disse ter recusado um emprego porque os compromissos de ESG da empresa não estavam alinhados com seus valores, aumentando para um em cada três na faixa etária de 18 a 24 anos.

Assim, a manufatura está preparada para atrair talentos com consciência ambiental? Em seu relatório de 2021 Manufatura sustentável: Da visão à ação, a Deloitte declarou: "Há uma mudança significativa em andamento [na manufatura] e isso exige uma perspectiva mais ampla. Aqueles que não estiverem preparados podem acabar ficando para trás." O relatório também prevê que as tendências de crescimento, como a mudança para fábricas inteligentes e redes de fornecimento digitalizadas, serão aceleradas.

Estratégias robustas de ESG estão se tornando parte integrante tanto do resultado final quanto da satisfação do empregador, mas será que o setor pode obter sucesso nas duas áreas?

Clareza é fundamental

Objetivos significativos de sustentabilidade exigem transparência na forma como são comunicados. Ao comunicar uma política de sustentabilidade, as empresas correm o risco de praticar o greenwashing - quando uma empresa emprega tempo e dinheiro para se promover como ecologicamente correta, em vez de realmente minimizar seu impacto ambiental.


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Portanto, é importante que uma organização - especialmente de manufatura - não apenas comunique seus objetivos, mas também tenha clareza sobre o que está fazendo para atingi-los. 

A agenda da sustentabilidade está evoluindo rapidamente e pode parecer que o mundo quer saber onde você está e o que está fazendo, o tempo todo. Manter uma narrativa clara é fundamental, ou os esforços podem se perder em meio ao ruído. Portanto, é melhor contar uma história simplificada, consistente e confiável quando estiver comunicando a sustentabilidade externamente. 

Não existe uma abordagem única para a transformação sustentável. É improvável que uma empresa de varejo e uma oficina compartilhem as mesmas necessidades e estratégias. O ideal é que os esforços de sustentabilidade visem a melhorias nas funções de negócios que estejam diretamente relacionadas à posição da organização no mercado.

Sustentabilidade na indústria de ferramentas

Na Sandvik Coromant, por exemplo, nossa força vital é o desenvolvimento de inovações para a usinagem. Ferramentas e pastilhas, como classes de torneamento e brocas de furação industrial, são nossa especialidade. Como nosso negócio depende muito da venda de ferramentas eficazes e de ponta, reconhecemos que precisávamos tornar essa área mais sustentável.

Há vários anos, a Sandvik Coromant oferece uma solução resiliente de reciclagem de metal duro que permite que os clientes vendam suas ferramentas usadas de volta à Sandvik Coromant para que possam ser recicladas. Também oferecemos aos clientes um serviço de recondicionamento de ferramentas, de modo que suas ferramentas desgastadas, mas ainda utilizáveis, possam voltar à condição original. Esses dois serviços contribuem para nosso objetivo de sustentabilidade de nos tornarmos mais de 90% circulares até 2030. 

Por fim, o alinhamento das metas de sustentabilidade com seu modelo de negócios principal garantirá sua integridade, criando uma linha de conexão entre quem você é e o que faz. Manter essa narrativa em toda a comunicação externa, especialmente nos esforços para atrair novos funcionários, mostrará sua empresa como alguém que conhece seu efeito sobre o mundo e é consistente em seus esforços. 

A ciência dos negócios sustentáveis

É importante ter uma estratégia de sustentabilidade consistente, mas também é necessário evidenciar essa narrativa. Especialmente para aqueles que trabalham nas áreas de ciência, tecnologia, manufatura e engenharia (STEM), ter a ciência para respaldar seu raciocínio é um importante marcador de confiança que pode oferecer outro atrativo para funcionários em potencial que apreciarão uma declaração detalhada e comprovada. Há vários modelos baseados na ciência que uma organização pode seguir para dar mais credibilidade ao seu discurso de sustentabilidade.

Isso inclui a iniciativa Science Based Targets (SBTi), uma parceria global entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF). Transformando-se em um definidor de padrões globais para metas corporativas de redução de emissões, a SBTi atua como a principal parceira da campanha Business Ambition for 1,5°C - um chamado urgente à ação de uma união global de agências da ONU e líderes do setor, que convoca as empresas a estabelecerem metas líquidas zero com base científica, de acordo com um futuro de 1,5 °C.

As empresas que se comprometem com o SBTi devem estabelecer metas que abranjam pelo menos 5 anos e no máximo 15 anos e, no mínimo, devem ser consistentes com o nível de descarbonização necessário para manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 °C em relação às temperaturas pré-industriais, embora as empresas sejam incentivadas a seguir uma trajetória de 1,5 °C. 

A implementação de metas com base científica oferece evidências de que uma empresa está agindo para melhorar suas credenciais de sustentabilidade. De fato, uma pesquisa da SBTi constatou que 79% dos executivos corporativos relatam que o fortalecimento da reputação da marca é um dos benefícios comerciais mais significativos proporcionados pelo compromisso com a SBTi. Até o momento, mais de 5 mil empresas, abrangendo mais de um terço da capitalização de mercado da economia global, se cadastraram na SBTi. A Sandvik, incluindo a Sandvik Coromant, aderiu ao programa em 2022.

Como parte de suas ambições ambientais, a Sandvik Coromant está trabalhando para reduzir pela metade suas emissões de CO2 em suas próprias operações e está ativamente engajada com as partes interessadas, parceiros e fornecedores para ajudar a reduzir a pegada de carbono total da organização.

Um futuro mais brilhante 

As gerações mais jovens, como a Geração Z e millennials, cresceram em uma época de aumento da conscientização sobre o efeito que nossas atividades têm sobre o planeta. É mais provável que eles priorizem a sustentabilidade e tenham o desejo de fazer a diferença. Em última análise, as empresas sustentáveis são vistas como inovadoras e adaptáveis aos desafios do futuro - e quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que incorpora esses valores? 

É uma via de mão dupla de benefícios. As empresas que são transparentes, consistentes e demonstram credenciais sustentáveis atrairão a próxima geração de talentos mais ecológicos, como sugere a pesquisa da KPMG. Ao mesmo tempo, as empresas que atraem talentos mais interessados em negócios sustentáveis se beneficiarão de uma força de trabalho engajada e investida. 

*Imagem de capa: Depositphotos

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Patrik Eurenius

Patrik Eurenius é diretor de sustentabilidade e SSMA da Sandvik Coromant