Medium_fullsizerender2
Gladis Costa    |   24/03/2020   |   Marketing e Comportamento   |  

O trabalho em tempos de pandemia!

Como gerenciar o business em tempos de Coronavírus é um desafio enorme para qualquer profissional.

Nossa vida não será a mesma daqui para a frente. Será mais digital, afetuosa, usaremos mais empatia, seremos mais cordiais com o próximo? Não sei!  Seremos menos egocêntricos, mais voltados para o coletivo? Difícil dizer, mas com certeza, será diferente em muitos aspectos.

O tempo dirá como reagiremos a tantas mudanças, privações, preocupações e outras medidas que nos causam apreensão com relação ao futuro. Se o presente já é preocupante, não faço ideia do que o amanhã nos reserva. É uma situação inédita, que vai deixar marcas em todo o mundo - na realidade, já está deixando. Uma coisa que não muda, sendo mais realista, é o cotidiano: as contas que não param de chegar, o alimento que precisamos comprar, os itens que já se esgotaram, dinheiro para o medicamento, escola, aluguel, transporte. Nossas obrigações continuam.

É como dizem, "o show não pode parar". Também dizem que "o que não mata, nos fortalece". Então, vamos pensar que tudo isto um dia será apenas uma triste lembrança, mas que em momentos difíceis, somos criativos suficientes para nos reinventar,  fortalecer nossas relações pessoais e comerciais, aprender,  e sairmos melhores (e mais sábios) do que entramos. Penso que isto é possível.

Nesta linha, pedi ajuda para o pessoal do Grupo Mulheres de Negócios, do LinkedIn. Perguntei como elas estavam administrando o business em tempos de crise. A ideia é compilar soluções que nos permitam navegar em mares turbulentos com relativa facilidade e com pensamento de que tudo vai ficar bem. Seguem, portanto,  dicas de mulheres que foram gentis o suficiente para compartilharem seus pontos de vista para um momento tão complicado.  Obrigada, pessoal!

 

Laíse Campos/ Biscoitos Lella (Catalão, GO), foi a primeira a enviar algumas dicas:

  • Apoiar a Comunidade onde está inserido, apoio em compra para Grupo de Riscos, outras ações de acordo com o segmento
  • Organizar o Fluxo de Caixa Pessoal para os próximos 03 meses (gastar apenas o extremamente necessário, ser racional)
  • Organizar o Fluxo de Caixa da Empresa (listar as contas a pagar e receber) para os próximos 03 meses
  • Fazer uma análise de riscos imaginando o Cenário do segmento em que está inserido, para os próximos 03 meses
  • Utilizar as mídias sociais para interagir com mensagens positivas
  • Se qualificar, estudar, ler e busca formas para remodelar o negócio. Essas são algumas dicas, além do delivery, que já está sendo amplamente utilizado.

 

Cristina Prates Maturano /Fundo Libra/Banpar -  (São Paulo-SP)

  • É necessário ter foco em diferentes dimensões do negócio nesse momento.
  • No curto prazo, temos que cuidar das pessoas que trabalham conosco, implantar o home office e gerir isso de maneira efetiva (aqui é necessária muita disciplina e poucos tem experiência nisso)
  • Cuidar do cliente se mantendo presente e interagindo online, repensando formas de se fazer presente.
  • Pensar na continuidade do negócio a médio prazo.

 

Monete Vallenari/Psicanalista (São Paulo-SP)

  • Já que não posso atender pessoalmente, estou dando suporte aos pacientes via Skype. Isto tem se mostrado muito efetivo. Não há abraços calorosos, mas o acolhimento e a empatia acontecem, graças à tecnologia.
  • Disponibilizo alguns horários para o pessoal do grupo MDN - sem custo - para quem está se sentindo confuso ou mal neste momento tão complexo, durante o período de reclusão.
  • Também posso oferecer apoio psíquico para ouvir suas angústias, num ambiente de confiança e privacidade, se necessário.

 

Agradeço de coração as sugestões enviadas e espero que possam ser benéficas para todos!

 

Abraços

Gladis Costa

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Fullsizerender2

Gladis Costa

Gladis Costa é profissional da área de Comunicação e Marketing, com vivência em empresas globais de TI. É fundadora do maior grupo de Mulheres de Negócios do LinkedIn Brasil, que conta com mais de 6200 profissionais. Escreve regularmente sobre gestão, consumo, comportamento e marketing. É formada em Letras, e tem pós graduação em Jornalismo, Comunicação Social e MBA pela PUC São Paulo. É autora do livro "O Homem que Entendia as Mulheres", publicado pela All Print.


Mais artigos: