por Departamento de Marketing ISCAR do Brasil    |   03/05/2018

Indústria de gás e petróleo superando a crise

A indústria de petróleo e gás vivenciou uma época de mudança extrema nos últimos anos. Para ajudar a manter rentabilidade ou para auxiliar a reduzir as perdas, em meio a essa desaceleração, inúmeras empresas reduziram seus gastos.Como consequência da atividade reduzida nesse importante setor, fabricantes globais de ferramentas de corte enfrentaram uma queda significativa nos negócios.Para melhorar a eficiência desses ocupados setores de bens de consumo, os fabricantes de ferramentas de corte foram, e continuam sendo abordados com pedidos de ajuda para reduzir custos de usinagem de peças, para otimizar ainda mais os processos de fabricação e reduzir os tempos dos ciclos. Essas demandas tem sido atendidas com o lançamento de uma nova geração de ferramentas de corte avançadas.

Após um longo período de atividade elevada impulsionada por altos preços, a indústria de petróleo e gás vivenciou uma época de mudança extrema nos últimos anos. No final de 2015, as commodities e mercados do mundo reagiram às condições dominantes valorizando o tão importante preço do barril de petróleo a menos de USD40, uma queda drástica quando comparado a sua receita anteriormente alcançada.

Nesse momento, os efeitos acumulativos da desaceleração do crescimento econômico nos países industrializados e a decisão pela OPEC (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) no final de 2014, de não reduzir a produção para proteger os preços, foram ainda mais intensificadas pelo crescimento marcante da produção de petróleo e redução da demanda global. Essa ‘tempestade perfeita’ inevitavelmente levou à enorme queda do preço do petróleo bruto.

Os efeitos nos produtores de Petróleo e Gás foram dramáticos; muitos antes embarcaram em projetos que começaram a fazer pouco ou nenhum sentido economicamente. Para ajudar a manter rentabilidade ou para auxiliar a reduzir as perdas, em meio a essa desaceleração, inúmeras empresas reduziram seus gastos. Muitos projetos importantes foram cancelados ou adiados, fusões e aquisições propostas na indústria do petróleo & gás entraram em colapso, já que vendedores e compradores não eram capazes de chegar a um acordo.

Como consequência da atividade reduzida nesse importante setor, fabricantes globais de ferramentas de corte enfrentaram uma queda significativa nos negócios. Seguindo com receitas reduzidas da empresa, compradores foram orientados a utilizar inventários e a comprar ferramentas de corte apenas quando necessário, sem manter estoque.

Apesar da recessão global no mercado de petróleo e gás, vários importantes setores continuaram a funcionar em capacidade total. Para melhorar a eficiência desses ocupados setores de bens de consumo, os fabricantes de ferramentas de corte foram, e continuam a sendo abordados com pedidos de ajuda para reduzir custos de usinagem de peças, para otimizar ainda mais os processos de fabricação e reduzir os tempos dos ciclos. Essas demandas tem sido atendidas com o lançamento de uma nova geração de ferramentas de corte avançadas.

Essas ferramentas podem parecer mais caras, porém mais importante que isso, elas permitem economias consideráveis. Ainda que as ferramentas de corte representem apenas 2 a 4% dos custos totais de produção, elas tem um grande efeito na eficiência geral do processo. O uso de ferramentas inovadoras, hoje minimamente mais caras, que proporcionam vida mais longa, asseguram ciclos mais rápidos e garantem a qualidade de peças usinadas, sem dúvida faz todo sentido economicamente.

A aplicação de velocidade de corte maiores, combinada com o uso de soluções customizadas (ferramentas conjugadas) que permitem executar várias características com uma única ferramenta, resulta em tempos de ciclo significantemente reduzidos.

A porcentagem dos custos com máquina, mão de obra e administração diminuem, permitindo economia geral de custos bem como a vantagem de melhores prazos de entrega. O resultado - capacidade adicional e melhora de produtividade!    

A ISCAR oferece uma gama de soluções inovadoras que são projetadas para simplificar a produção, reduzir custos e maximizar a produtividade. As soluções conduzidas por produtos com Classes SUMOTEC proporcionam melhor vida útil da ferramenta e confiabilidade melhorada numa gama de diferentes materiais. Além de um amplo programa de ferramentas de corte, a ISCAR também oferece suporte técnico superior para todos usuários.

 

Soluções de Usinagem para Peças e Equipamento Tubulares

Tubulações, Revestimentos, Acoplamentos, Tubos de Condução, Tubos de Perfuração e Cabeças de Perfuração

As condições agressivas encontradas na indústria de petróleo e gás necessitam do uso dos materiais mais apropriados e de alta qualidade; como resultado, esses materiais desafiadores requerem o uso das melhores ferramentas de corte disponíveis.

Os sistemas inovadores de soluções da ISCAR incluem ferramentas para usinagem de extremidade de tubos laminados a quente (uniformes e regulares) ou tubos de aço soldado, em tornamento, biselamento, usinagem de superfícies e faces de vedação, e conexões roscadas.

A tecnologia das classes SUMOTEC oferecem um novo nível de tenacidade e resistência ao desgaste para melhor performance em uma ampla gama de aplicações .

Corte de Tubos e Anéis

Ferramentas Especiais com o revolucionário design TANG-GRIP, um sistema de fixação extremamente rígido que assegura altos níveis de estabilidade combinado com excelente controle de cavaco na maioria dos materiais, permitem usinagem a altas taxas de avanço e oferecem excelentes características de paralelismo e acabamento de superfície.

Está incluso uma gama de suportes e lâminas projetados para corte de tubos.

TANG-GRIP-IQ 350LINE
TANG-GRIP-IQ 350LINE

Torneamento e Rosqueamento

Operações de torneamento em desbaste externo e interno requerem alta qualidade de superfície e resultados consistentes. O torneamento de alto avanço com insertos DOVEIQ TURN e HELITURN TG é uma gama da ISCAR para trabalho pesado que é ideal para operações de torneamento em desbaste e proporciona a vantagens de alta profundidade de corte e altas taxas de avanço.

DOVE-IQ-TURN HEAVY DUTY LINE
DOVE-IQ-TURN HEAVY DUTY LINE

As ferramentas multifuncionais para operações de torneamento e rosqueamento são ferramentas de indexação precisas para ampla gama de aplicações de tubos e conexões e, desse modo, reduz o tempo de ciclo e aumenta a produtividade. Essa linha de produto fornece as soluções de ferramentas para máquinas de alta performance para de corte de rosca API e sistemas de tubos e conexões de alta qualidade.

• Soluções amplas para rosqueamento API e Premium.

• Projetos de ferramentas de alta precisão

• Classes e geometrias otimizadas para uma variedade de diferentes materiais

 

Inserto para Rosqueamento multi-dentes e Pentes de Rosca  

Insertos multi-dentes são projetados especialmente para produção de grande volume. São necessários menos passes para cortar a rosca desejada e o tempo de ciclo é reduzido substancialmente.  A ISCAR oferece uma ampla gama de insertos de roscas e chasers para indústria de Petróleo e Gás, dedicados para as roscas mais comuns da norma API e perfis especiais.

 

Remoção de cordão de solda externa ou interna de “tubos com costura”

As soluções de remoção da ISCAR consistem em ferramentas tanto costura externa como internas, além da compreensiva gama de inserto indexáveis de raspagem   para operações de acabamento da junta soldada.

 

Ponta para perfurar rochas

As pontas de perfuração são ferramentas utilizadas para remover o material através do corte promovido pelas cabeças que possuem ou dentes de aço ou pinos (insertos) de metal duro.

A Linha SUMOCHAM Chamdrill inclui um sistema de fixação revolucionário que apresenta melhoras em produtividade e maior número de trocas de pontas. A ISCAR oferece insertos especiais com o diâmetro, ângulo de ponta, raio do canto e precisão exigidas para fabricação destas cabeças de perfuração de rochas.

Soluções de Usinagem para Cabeça de Poço, Válvulas e Bombas de Fragmentação

Cabeça de poço e Equipamentos Submarinos

Os materiais complexos e altamente desenvolvidos se tornaram demanda padrão para cabeças de poço e componentes submaritimos.

Válvulas, Bombas e Conectores

Válvulas, bombas e conectores são componentes fundamentais em sistemas de controle de pressão, que operam sob condições agressivas tanto em operações na superfície como em operações submaritimas. A alta resitência dos aços inoxidáveis, ligas duplex e super duplex com sua alta resistência mecânica, e outros materiais exóticos tem sido foco da ISCAR há muito tempo.

Com o objetivo de enfrentar os atuais e futuros desafios, a ISCAR oferece uma vasta gama de soluções avançadas em ferramentas, designadas para usinagem de materiais exóticos que podem suportar ambientes hostis em águas profundas. A nova geração das ferramentas é uma solução essencial para melhoria de produtividade na atual indústria de Petróleo e Gás.

Furação

A abrangente linha de Furação da ISCAR oferece todas as ferramentas e tecnologias necessária para a fabricação de componentes de Petróleo e Gás. Nessa área, a chave é atingir o equilíbrio correto entre aresta de corte, classe e geometria, e o material que está sendo usinado. A ISCAR oferece um pacote completo de soluções para diversos desafios de usinagem com amplo escopo de ferramentas de furação incluindo brocas de metal duro integral e insertos indexáveis que vão de encontro à todos os requisitos de precisão e de performance.

A CHAMIQDRILL apresenta design único, utilizando a flexibilidade do metal duro para auto-travamento; eliminando a necessidade de acessórios para fixação da pastilha. A estrutura robusta da broca com sua aresta afiada com design côncavo permite furação em altas velocidades, garantindo a precisão dentro do campo de tolerância.

CHAM-IQ-DRILL 700LINE
CHAM-IQ-DRILL 700LINE

A SUMOGUN é a única broca canhão no mercado com cabeça de furação intercambiável. Ela apresenta duas arestas de corte, permitindo a furação de furos profundos com taxas de avanço muito mais altas, quando comparado com a maioria das broca canhão.


Continua depois da publicidade


Para aplicações de furação com maior diâmetro, o design COMBICHAM é a solução ideal para aumento de produtividade e eficiência no que se refere às aplicações de furação profunda de Petróleo e Gás.

Fresamento

A inovação sempre foi parte essencial da linha de fresamento da ISCAR.  Todas as áreas de usinagem de componentes de Petróleo e Gás podem se beneficiar com nosso conhecimento. Ferramentas para fresamento facial, interpolação helicoidal, rasgos e canais, paredes, plangeamento, usinagem de alta velocidade e muitas outras soluções estão disponíveis, juntamente com as dicas necessárias para aplicação com sucesso.

HELIDO
HELIDO

Fresamento de rosca

Fresas de metal duro sólido para interpolação de roscas estão disponíveis, assim como soluções com insertos indexáveis para diferentes perfis de roscas, proporcionando uma abordagem flexível e capaz de atingir alta qualidade de furos roscados. Esse método permite a produção de roscas de precisão, elimina o problema de quebra de machos, reduz as forças de corte e proporciona menor tempo de ciclo e aumentando a produtividade.

Fresas de Topo de Metal Duro - CHATTERFREE

A mais avançada tecnologia de usinagem é a fresa de metal duro “all-in-one” EPF da ISCAR com seu design altamente tecnológico permitindo grandes vantagens em fresamento de cavidade. A combinação de sucesso de três fatores das fresas ISCAR; geometria única de aresta de corte , alta estabilidade de performance durante o corte e maiores taxas de avanço, mesmo com ferramenta longo balanço. Essas características únicas permitem taxas altas de remoção do metal quando usinando alojamentos e cavidades em ligas de alta temperatura. Como resultado, a fresa proporciona redução significativa no tempo de ciclo, aumentando a produtividade.

Ferramentaria Customizada

A ISCAR desenvolveu sua extensa gama de produtos standard para abranger a maioria das aplicações mais comuns. Além disso, a ISCAR está apta a utilizar seu vasto conhecimento para desenvolver e produzir as melhores soluções para os processos dos clientes não atendidos com os produtos standard.

 

O mercado de Petróleo e Gás enfrenta vários desafios para superar a atual situação, e a ISCAR acredita que a colaboração efetiva com fabricantes de ferramentas de corte, representa um papel importante em ajudar a indústria a superar estes desafios.

Além das avançadas tecnologias, nós podemos ver uma indústria focada em pesquisar e desenvolver métodos criativos e processos eficientes. Como um fabricante de ferramentas de corte líder deste segmento, o compromisso da ISCAR é trabalhar junto à seus clientes e disponibilizar soluções inovadoras “pensando fora da caixa” para atender seus pedidos e elevar a produtividade ao próximo nível.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Departamento de Marketing ISCAR do Brasil

A Iscar, empresa multinacional israelense, está localizada na cidade de Vinhedo, em São Paulo. Atua no segmento de ferramentas de corte, comercializando os produtos fabricados pela matriz em Israel, na fábrica em Vinhedo e em outras unidades fabris em diversos países. Desde o início de suas atividades no Brasil, em 1995, a Iscar fornece e desenvolve soluções de usinagem para todo o território nacional nos mais diversos segmentos deste mercado. Os destaques ficam por conta das indústrias de autopeças, automobilística, ferramentaria, moldes e matrizes, mecânica geral, usinagem para terceiros, indústria de base, manutenção, implementos agrícolas, máquinas e equipamentos, bombas, válvulas, conexões e indústria hidráulica. Na sede em Vinhedo, a Iscar possui uma unidade fabril especializada na fabricação de ferramentas especiais, brocas, suportes, bedames, barras de mandrilar, cabeçotes de fresamento, pastilhas de metal duro com perfis especiais, entre outros produtos, e conta com apoio de profissionais capacitados para desenvolver as melhores soluções para o mercado de usinagem, além de um serviço de atendimento ao consumidor treinado para suprir a necessidade de cada cliente, estoque e logística estratégica capaz de abastecer seus clientes com rapidez e segurança, infra-estrutura nos padrões internacionais e, inclusive, um Centro Tecnológico de Usinagem.

ISCAR do Brasil