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A combinação de produtos e serviços inovadores, marketing arrojado e um atendimento excepcional, tem sido a chave para o rápido crescimento da Iscar, que completa nesse mês de março três décadas de Brasil em posição de liderança no setor de ferramentas de corte para usinagem.
Fundada em 1952, a marca Iscar nasceu da fusão das palavras “Israel” e “Carbide” (metal duro) e teve seu início humilde em uma pequena garagem na casa de Stef Wertheimer, um empreendedor judeu alemão, natural de Kippenheim, na Alemanha. Fugindo do regime nazista, ele imigrou para Israel em 1937, onde se estabeleceu em Tel Aviv e iniciou sua trajetória de sucesso no setor industrial. Com o tempo, a empresa expandiu suas operações para a zona industrial de Tefen, na Galileia, onde a sede permanece até hoje.
Nos primeiros anos de atividade, a Iscar funcionava como uma oficina mecânica especializada na recuperação de ferramentas. Porém, já na década de 1970, a empresa havia evoluído para uma fábrica consolidada, localizada em Naharya, no norte de Israel. Um marco importante na trajetória da empresa foi o desenvolvimento do sistema de bedames, com pastilhas intercambiáveis de metal duro, batizado de “self grip” (autofixação), lançado em 1978. O sucesso desse produto abriu portas para a expansão da Iscar, que, no início dos anos 80, viu suas instalações se tornarem pequenas diante da crescente demanda, especialmente na Europa. Esse cenário levou à construção de um novo parque industrial nas colinas da Galileia, onde, em 1982, foi inaugurada a primeira sede moderna.
Com o passar dos anos, a Iscar ampliou suas atividades de marketing e expandiu sua produção além das fronteiras de Israel. Atualmente, a empresa possui cerca de 140 subsidiárias em 65 países, sendo 30 delas localizadas em Israel. Com plantas altamente automatizadas, onde até um funcionário remoto pode operar a fábrica de sua casa, a empresa se mantém na vanguarda da tecnologia de produção. Globalmente, a Iscar conta com aproximadamente 6 mil colaboradores, sendo metade deles fora de Israel.
Em 2006, a Berkshire Hathaway, conglomerado multinacional de Warren Buffett, adquiriu 80% do grupo IMC (International Metalworking Companies) por US$ 4 bilhões. O IMC possui várias marcas e fábricas de ferramentas, sendo a Iscar a maior delas.
Celebrando esse momento marcante, entrevistamos Leonardo Barbosa, Presidente da subsidiária Brasileira com o propósito de levarmos aos nossos leitores um pouco mais dessa história de sucesso.
CIMM: Desde que se instalou no Brasil em 22 de março de 1995 quais foram os marcos mais significativos para a empresa?
Leonardo: Creio que o primeiro deles foi a consolidação da marca no mercado nacional, tornando-se referência como um dos principais fornecedores de soluções completas para usinagem, figurando hoje como um top of mind nesse concorrido mercado. Isso graças ao foco constante em inovação, desenvolvimento e tecnologia.
Outro marco foi a introdução de novos conceitos de ferramentas que revolucionaram os processos de usinagem, começando por nossa linha de bedames multiarestas, sendo pioneira na introdução de brocas com pontas intercambiáveis, fresamento helicoidal, fresas Multi – Master, torneamento tangencial, ou seja, a apresentação de novas tecnologias em termos de designs de ferramentas de grande aceitação pela indústria da usinagem,
A implementação da estratégia de gerenciamento de ferramentas, viabilizado pela introdução do nosso equipamento inteligente de gestão, o MATRIX, que introduzimos em inúmeros clientes, dos quais nos tornamos parceiros estratégicos. Há autopeças onde estamos a mais de 20 anos. Com isso contribuímos para a introdução de uma nova cultura de gestão da manufatura, para o quê temos todo o suporte tecnológico de nossa matriz em Israel.
CIMM: A ISCAR começou com importações pontuais e hoje possui uma das maiores fábricas de ferramentas especiais da América do Sul. Quais foram os maiores desafios enfrentados durante essa expansão?
Leonardo: Um dos grandes desafios foi a contratação e treinamento de mão-de-obra especializada. Não só quanto a operação de máquinas multieixos programáveis e equipamentos necessários à construção de ferramentas de corte especiais, equipamentos dos quais vários deles fomos pioneiros a introduzir em nosso mercado, mas também o kow-how que envolve a dinâmica das ferramentas quando em operação. Nesse tipo de fábrica, os lotes são pequenos e variados, o que exige muita preparação de máquina que desafiam a questão da produtividade. Outro desafio é entender o desenvolvimento do mercado para prever e fazer os investimentos da maneira mais assertiva possível.
CIMM: A Iscar é conhecida pelo seu slogan “Where Innovation Never Stops”. Quais são as principais inovações tecnológicas que a ISCAR trouxe para o mercado de usinagem nos últimos anos?
Leonardo: É óbvio que nossa vocação primeira é a introdução de produtos inovadores, porém, gostaria de destacar, nesse momento mais recente, o investimento muito grande que fizemos no desenvolvimento de ferramentas digitais, que não estão diretamente ligadas a remoção de cavacos, pois nós percebemos que a produtividade, a eficiência da indústria, o ganho de competitividade, considerando inclusive a carência de mão-de-obra especializada, faz com que tenhamos de ajudar a indústria a ser mais eficiente, a ser mais produtiva, a ser mais próspera, não só nas questões ligadas a remoção de cavacos. Entendemos que é preciso apoiar o processo decisório do cliente em busca das melhores estratégias de manufatura e, por conta disso, investimos pesadamente em ferramentas digitais, desenvolvendo o aplicativo ISCAR WORLD APP.
Trata-se de um aplicativo "one stop shop" que apresenta todos os aplicativos, interfaces e catálogos de produtos da ISCAR em um único lugar. É simples de usar e pode ser facilmente baixado nas plataformas IOS e Android. O aplicativo ajuda muito nas tomadas de decisão em direção à usinagem inteligente, nos trabalhos do dia a dia, na vantagem de um layout, no estudo de um percurso crítico de ferramenta, sem colisões, lembrando que mais do que remover cavacos e imprescindível que essa operação seja feita dentro do intervalo de máxima eficiência produtiva, estabelecida entre o mínimo custo e a máxima produtividade, a depender das demandas de maior prioridade para o momento do cliente.
Temos investido bastante também no treinamento da equipe para proporcionar aos clientes um processo de fabricação estável, sem vibrações, uma refrigeração bem direcionada, ferramental adequado e, sempre que possível, de troca rápida, eliminação de erros e gargalos, redução de setups, um bom controle na formação de cavacos, ou seja, cuidar para que todas as nossas ações, antes, durante e depois da execução dos processos de usinagem contribuam para levar os melhores resultados, em termos de produtividade, aos nossos clientes. Proporcionar a eles a possibilidade de trabalhar dentro da filosofia Non Stop (24 por 7).
Resumindo, a inovação de produtos seguirá seu ritmo, contudo, a gestão dos processos, os serviços de apoio às tomadas de decisões passaram a ser imprescindíveis para o estabelecimento de elevados níveis de competitividade do cliente.
CIMM: A fábrica da ISCAR em Vinhedo é um reflexo da matriz. Quais são as características principais dessa unidade e como ela contribui para o sucesso local da empresa?
Leonardo: Temos muito orgulho da nossa fábrica, dada a altíssima tecnologia que comporta o estado da arte na fabricação de Ferramentas. Nossos equipamentos são definidos mundialmente e de última geração provida de um sistema de gestão e rastreabilidade que garante que todas as ferramentas que sejam produzidas tenham repetibilidade, precisão e garantia de desempenho, tal qual o que é feito em Israel.
Por esse motivo estamos habilitados a exportar para a matriz e subsidiárias. Nossa fábrica contribui para aumentar a confiança do cliente em nossas linhas de produtos e na marca ISCAR. Muitos dos nossos negócios são estabelecidos dentro de práticas como o turn key e o plug and play, pois nossa infraestrutura nos permite esse nível de confiança, o que se alinha com filosofias de suprimentos como o single sourcing e o sole supplier.
CIMM: As pessoas são destacadas como o maior valor da empresa. Como a ISCAR mantém um ambiente de inovação constante, motivando sua equipe a contribuir para o sucesso e crescimento da companhia?
Leonardo: De fato, temos um time muito bom que é um dos nossos principais ativos. Adotamos uma política que incentiva questões como iniciativa e criatividade, assegurando a cada um dos nossos agentes, maior autonomia para suas tomadas de decisão. Isso nos proporciona maior velocidade na geração de negócios.
Algo que deixamos muito claro a todos os elementos da equipe é a nossa missão que consiste em fazer com que os nossos clientes prosperem. Fazendo isso, nossas chances de nos tornarmos seu fornecedor preferencial aumenta sobremaneira. Há muita clareza e transparência em nossos relacionamentos e adotamos a política de portas abertas, o que promove um clima interno de confiança e maior segurança nas tomadas de decisão de cada um. Estamos convictos de que o principal combustível que nos conduziu a uma destacada posição de liderança em nosso segmento é a paixão pelo que fazemos. Nota-se em cada um dos nossos colaboradores o orgulho de fazer parte de um time vitorioso.
CIMM: Como a ISCAR lida com a questão do recrutamento, seleção, desenvolvimento e capacitação de novos profissionais para o atendimento do mercado na área de usinagem?
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Leonardo: Embora, recentemente, tenhamos feito algumas ótimas contratações, esse continua sendo um grande desafio em nosso mercado, contudo, algo que contribui para atrair os melhores talentos é ter uma marca forte. Bons profissionais preferem trabalhar em empresas de renome e esse mérito pudemos lograr nesses 30 anos. Jogar em time grande aumenta a sua empregabilidade e o seu valor de mercado. Isso tem nos garantido uma boa média de retenção de talentos que atualmente reside entre 10 e 15 anos de tempo de casa.
O conhecimento técnico será sempre um ponto de partida, mas não é suficiente para se ter bons resultados em vendas. O conhecimento comercial é um complemento imprescindível. Ocorre que os treinamentos oferecidos no mercado, são em sua maioria, calcados no B2C e nossa necessidade é de treinamentos B2B. Por conta disso, muitos dos nossos treinamentos são desenvolvidos internamente para que nossa cultura, métodos de trabalho e nossos valores sejam transferidos aos iniciantes.
CIMM: É notável o grande crescimento em termos de participação de mercado conquistado pela empresa nesses 30 anos. Em sua opinião quais foram os principais direcionadores estratégicos desse sucesso?
Leonardo: A Iscar nasceu em um país onde o mercado industrial voltado para usinagem é pequeno e para chegar aonde chegou, como um dos grandes players mundiais, precisou expandir seus negócios para os grandes mercados industrializados. Diferente de seus principais concorrentes, é uma empresa de foco único. Seus negócios, seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento é dedicado às ferramentas de corte para usinagem. Seus fundadores sabiam que para crescer precisariam especializar-se em entender as necessidades particulares de cada mercado e de cada potencial cliente. Sabiam que tornar um cliente lucrativo seria o melhor caminho para expandir seus negócios. Essa visão faz parte do nosso DNA local.
Avaliamos as tendências globais em contraste com os estágios de evolução de cada segmento, de cada cliente local. Procuramos ajudá-lo em tudo o que estiver dentro do nosso foco e nossas possibilidades e para aquilo que o cliente esteja preparado para absorver. Contribuímos para que o cliente cresça de modo ordenado e progressivo, conquistando sua confiança e procurando estabelecer relacionamentos de parceria estratégica, não apenas acordos de compra e venda. Podemos afirmar que somos uma empresa totalmente voltada para o êxito de cada cliente.
CIMM: Quais são os planos da Iscar para os próximos 10 anos no Brasil? Existem novos projetos ou investimentos planejados que visem impulsionar ainda mais a competitividade da empresa?
Leonardo: Com certeza nós continuaremos investindo no Brasil. Somos otimistas e acreditamos no desenvolvimento da indústria brasileira. O mercado é muito dinâmico para asseguramos que iremos investir nessa ou naquela área. Os segmentos que mais nortearam os investimentos em décadas passadas foram os segmentos das montadoras e das autopeças. Contudo segmentos como o aeroespacial, o de geração de energia e ainda o de agronegócios vem crescendo de importância. É muito importante fazer uma boa leitura dos contextos. Entender o mercado e identificarmos o que nos falta para sermos mais úteis aos segmentos industriais em expansão e com base nessa análise nortear nossos investimentos. Contudo, posso afirmar que para os próximos anos continuaremos investindo na fábrica, modernizando-a, ampliando nosso parque de máquinas em consonância com a evolução dos distintos segmentos do mercado. No ano passado já investimos em mudanças de layouts para expandir a fábrica e temos a intenção de continuar expandindo na proporção que nossos negócios continuarem progredindo.
Nossa concentração de esforços não será só no sentido da remoção de cavacos, mas também no desenvolvimento de processos digitais; mais inteligentes e produtivos, disponibilizando aplicativos dedicados, que possam contribuir para a obtenção de uma gestão de fábrica totalmente integrada e autônoma.
Hoje a empresa movimenta 40 mil itens em seu portfólio, conta com 160 colaboradores no mercado local em prédio próprio com 4.000 metros de área construída.
CIMM: Que mensagem você gostaria de deixar aos nossos leitores?
Leonardo: Falamos muito de inovação, de tecnologias, mas não falamos tanto sobre as pessoas. Sou um eterno otimista. O grande desafio que a indústria tem é incluir em seu pensamento estratégico as relações entre as pessoas.
De certa forma, podemos dizer que o futuro da nação e o êxito da nossa sociedade, em boa parte, estará a depender do êxito da indústria, portanto, é importante que cada um de nós, que atuamos nesse segmento, apliquemos o melhor do nosso conhecimento, para garantirmos a prosperidade da indústria, que se converterá em prosperidade dos brasileiros como um todo.
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