Notícias
A comunicação envolve muitos fatores, além do emissor, receptor, mensagem e canal e isto pode gerar uma série de ruídos, mas há formas de gerenciar o processo!
“A maior distância entre duas pessoas é o mal-entendido.”
A comunicação faz parte do processo vital de interação entre as pessoas. Nos comunicamos o tempo todo através do que falamos ou não – o silêncio, por exemplo, pode dizer muito. Ruídos na comunicação são mais frequentes do que a gente imagina. Sabe aquela situação onde dizemos algo e a pessoa entende uma coisa completamente diferente? Isto ocorre porque a comunicação não envolve apenas palavras, mas processos, pessoas, posturas, gestos, voz, códigos, contexto, símbolos; não é algo simples, mas é possível compreender e ser compreendido se levarmos em conta alguns pontos importantes.
Basicamente, a comunicação envolve quatro elementos:
Ruídos são barreiras que impedem que a comunicação flua adequadamente. É o que acontece quando alguém transmite uma mensagem fantástica para uma audiência que não entende o idioma ou o assunto. Estas barreiras podem ser físicas como o som de um avião ou o barulho de uma construção; psicológicas, como a falta de concentração do interlocutor; semânticas, uma palestra muito técnica para quem não é da área; ou fisiológicas, se nosso interlocutor estiver com dor de cabeça não vai prestar atenção no que estamos falando; e envolvem também a comunicação não-verbal – mensagens que transmitimos sem falar ou escrever.
Continua depois da publicidade |
Pesquisas relatam que a comunicação envolve 55% de linguagem corporal, 38% de atitude e apenas 7% de palavras.
Imagine enviar um e-mail para seu chefe, sem levar em conta que ele está visualizando apenas 7% do todo, porque não há entonação ou volume de voz, contato visual, apenas palavras soltas, sem coadjuvantes. Tomara que esta mensagem seja concisa, clara e objetiva para que eventual mal-entendido seja minimizado!
Como evitar ruídos no ambiente de trabalho?
Enfim, todos os esforços são válidos para que o processo de comunicação aconteça. O desafio parece ser encontrar um novo modo de ser compreendido o tempo todo, mas vale a pena. A boa comunicação gera resultados positivos, aumenta a produtividade, acelera a motivação e coloca todo mundo no mesmo barco. Com as instruções dadas de forma clara, é só começar a remar. Juntos e na mesma direção!
Feliz 2018!
Abraços
Gladis Costa
Gostou? Então compartilhe:
Gladis Costa é profissional da área de Comunicação e Marketing, com vivência em empresas globais de TI. É fundadora do maior grupo de Mulheres de Negócios do LinkedIn Brasil, que conta com mais de 6200 profissionais. Escreve regularmente sobre gestão, consumo, comportamento e marketing. É formada em Letras, e tem pós graduação em Jornalismo, Comunicação Social e MBA pela PUC São Paulo. É autora do livro "O Homem que Entendia as Mulheres", publicado pela All Print.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa