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Se você não tem o Google Analytics instalado em seu site, este artigo é para você! Se você já tem instalado… também!
Este artigo tem como principal objetivo mostrar de forma simples o impacto positivo que uma ferramenta de Digital Analytics tem para o seu negócio.
Além disso, vou explicar:
Este artigo é direcionado apenas para profissionais de marketing?
Não, este artigo é direcionado para todas as pessoas interessadas em conhecer melhor o seu público-alvo e aumentar os resultados em marketing.
O que é Digital Analytics
Antes de começar a falar sobre o Google Analytics e como utiliza-lo em sua empresa, precisamos entender a definição de Digital Analytics.
Para Judah Phillips, autor do Livro Digital Analytics Primer, Digital Analytics é:
“Um conjunto de atividades técnicas de negócios para definir, criar, coletar, verificar ou transformar dados digitais em relatórios, pesquisas, análises, recomendações, otimizações, previsões que criam valor comercial”.
Simplificando, Digital Analytics é um processo para medir, coletar e analisar dados digitais com objetivo de otimizar resultados de negócios.
O processo de Digital Analytics
O básico do processo de Digital Analytics, foi citado em 2006 por Justin Cutroni (atual evangelista de Analytics na empresa Google).
O processo envolve os seguintes passos:
É muito importante que o processo seja feito do início ao fim.
Por exemplo, se você não testar sua hipótese (etapa 4), fica impossível saber qual a melhor solução para o problema.
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Digital Analytics vs Web Analytics: Qual a diferença?
Fiz questão de colocar este tópico no artigo, principalmente para quem já conhece o tema e pode estar se perguntando:
Por que o termo “Digital Analytics” e não “Web Analytics” ?
Anos atrás, as análises eram feitas exclusivamente sobre dados de sites (Websites), como usuários, visitas, visualizações de páginas, etc. O termo usado para descrever esta análise é “Web Analytics”.
Atualmente temos diversos canais digitais para analisar os dados, alguns exemplos são: e-mail, pesquisa, social, mobile, exibição de publicidade.
Então para incluir todos os canais digitais existentes, e fornecer uma visão completa do marketing digital, um novo termo foi criado, que se chama “Digital Analytics”.
Este termo ganhou ainda mais popularidade quando a “Web Analytics Association”, uma importante associação dos EUA, passou a se chamar “Digital Analytics Association” em 5 de março de 2012.
Você pode ver o crescimento de pesquisa do termo “Digital Analytics” (azul), no gráfico abaixo, desde 2004 até 2017. Mesmo assim, atualmente o termo Web Analytics (vermelho), ainda é mais pesquisado.
A importância do Digital Analytics para sua empresa
Talvez você esteja pensando que este processo não se aplica em sua empresa ou é algo muito longe da sua realidade. Posso te afirmar que não é fora da sua realidade, ele é muito acessível e vital para o crescimento do seu negócio no meio digital.
A prática Digital Analytics vai te ajudar a tomar decisões baseadas em dados. Esta decisão é muito conhecida no marketing e em negócios como Data Driven (orientado a dados).
Quando você não se preocupa em tomar decisões de marketing orientadas pelos seus dados digitais, suas ações serão tomadas com base no achismo.
“Eu acho” que tenho que refazer meu site, “eu acho” que precisamos canalizar nossos esforços de marketing nas mídias sociais, porque todo mundo está nas redes sociais. Nessa brincadeira do “eu acho”, pode ser desperdiçado muito tempo e recursos financeiros.
Com Digital Analytics você pode “achar”, verificar os dados e tomar sua decisão com mais precisão, além de fazer previsões mais assertivas. Seu bolso/financeiro agradece!
Alguns exemplos básicos de como o processo de Digital Analytics pode ajudar:
Identificar alavancas de crescimento digital para o seu negócio
Conhecer seu público-alvo
Identificar a tecnologia utilizada pelo seu público-alvo
Adaptado para dispositivos móveis
Identificar a origem do seu tráfego
Melhorar suas campanhas de marketing
Identificar o comportamento dos seus visitantes
Estas são algumas das perguntas básicas que você pode fazer para iniciar o processo de 6 etapas para Digital Analytics, que eu havia falado anteriormente neste artigo.
(1)Coletar dados; (2)Analisar os dados; (3)Criar uma hipótese de por que o problema está acontecendo; (4)Testar as soluções para sua hipótese; (5)Implementar a mudança; (6)Repetir.
Perceba que a primeira etapa é Coletar dados, então agora você entendeu o conceito e a importância por trás de Digital Analytics, vamos à prática.
Escolha sua ferramenta Digital Analytics para coletar e analisar dados!
Ferramentas para Digital Analytics
Existem diversas ferramentas para Digital Analytics, a melhor ferramenta para você, depende quais serão seus objetivos, maturidade do seu processo de análise, valor e tempo disposto a investir.
Principais ferramentas de Digital Analytics
Outras ferramentas
Veja mais ferramentas no guia de ferramentas para Digital Analytics — IAB Brasil.
Nosso artigo será focado em Google Analytics na versão gratuita, que é uma poderosa ferramenta utilizada por 80% dos sites que utilizam tecnologias de medição de audiência na internet, segundo o site Trends BuiltWith.
Continua…
Obrigado pela leitura! Sexta-feira que vem tem a segunda parte deste artigo!
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Gostou do texto? Comente quais são seus desafios no marketing digital e deixe-me saber!
Grande abraço e até sexta-feira que vem!
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Analista de Marketing Digital na Softplan — Consultor de marketing digital — Analista de marketing por mais de 3 anos no Grupo CIMM e full-stack marketer para startups. Atualmente foco meus estudos e conhecimentos em growth marketing. Certificado de inbound marketing e email marketing pela HubSpot e Fundamentos de Adwords, Google Adwords Shopping e Publicidade Mobile pelo Google.
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