por Marcos João da Silva*    |   06/06/2014

Brocas Sumocham Especiais

Produtividade e Redução de Custo com Operações Conjugadas

A Iscar do Brasil celebra 2 anos de fabricação das brocas Sumocham em sua fábrica de ferramentas especiais em Vinhedo (SP), e comemora os excelentes resultados deste que é hoje o principal produto na linha de furação.

A Broca Sumocham é a 3ª Geração da bem sucedida Família de Brocas Chamdrill, que tem como base o conceito “No Setup Time”, e apresenta uma série de evoluções que fazem dela a primeira escolha quando o objetivo é produtividade e durabilidade.

A geometria da ferramenta combinada com o design de fixação do inserto permitem o uso de dados de corte acima da média utilizada pelo mercado, garantindo assim alto desempenho e performance. A Broca Sumocham oferece ainda grande flexibilidade, uma vez que permite a montagem de até 10 diferentes diâmetros num mesmo corpo (suporte) e diferentes geometrias de ponta, conforme o material a ser usinado.

Soma-se às características essenciais das Brocas Sumocham, a possibilidade de serem desenvolvidas e fabricadas no Brasil em configurações especiais que permitem as mais diversas combinações com o objetivo de conjugar operações e dessa forma reduzir tempos de ciclo dos processos de furação pela eliminação de ferramentas e tempo de troca de ferramentas no magazine entre outros benefícios.

Características típicas subsequentes à furação, tais como: chanfro superior, chanfro inferior (reverso), spot-face entre outros, podem facilmente serem combinadas em uma mesma broca.

Perfis especiais ou normalizados como, por exemplo, sede de cavidades de válvulas e conexões, podem também ser integrados às brocas Sumocham com a utilização de insertos perfilados especiais, também fabricados em Vinhedo-SP. Os insertos especiais conferem excelente acabamento e repetibilidade, além de trabalhar com dados de corte superiores às ferramentas comuns ainda muito utilizadas para este tipo de operação (brocas, fresas, escareadores, rebaixadores, etc). Um único inserto perfilado pode substituir 2, 3 ou mais ferramentas.


Continua depois da publicidade


Para mais informações consulte o Assessor de Vendas Iscar responsável ou entre em contato com a Engenharia de Produto de Furação da Iscar do Brasil através do e-mail: [email protected]

*Marcos João da Silva atua na Engenharia de Produto da Iscar do Brasil

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:

Marcos João da Silva*

CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica