LG assina memorando para instalar nova fábrica no Paraná

Após quase 30 anos da chegada ao País, a multinacional sul-coreana escolheu o Paraná para investir em sua segunda planta industrial

A multinacional sul-coreana LG Electronics escolheu o Paraná como local para a instalação da sua segunda fábrica no Brasil. O acordo que prevê a instalação da nova linha industrial na cidade de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, foi celebrado nesta sexta-feira (23) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente global de Eletrodomésticos e Soluções de Ar-Condicionado da empresa, Jaecheol Lyu.

Chamado de Memorando de Entendimento (MoU), o documento é um protocolo de intenções assinado entre as partes marca a etapa que antecede o processo de instalação da fábrica, pelo qual o Governo do Estado e a LG Electronics se comprometem em estabelecer esforços conjuntos para facilitar o início da operação. Detalhes mais específicos, como valores de investimento e cronograma da obra, ainda serão definidos.

“Esse é um bom momento do Paraná, que em 2023 teve o maior crescimento econômico do Brasil, três vezes maior do que a média nacional, e que resulta justamente dessas parcerias que estamos firmando com grandes empresas do mundo todo”, afirmou Ratinho Junior, referindo-se ao recente resultado divulgado pelo Banco Central sobre o crescimento de 7,8% nas atividades econômicas do Estado.

O governador lembrou que as tratativas com a LG iniciaram envolveram a viagem de uma comitiva paranaense liderada por ele à Coreia do Sul. Muitos estados disputavam para receber a nova fábrica, mas, segundo ele, o bom ambiente de negócios, com segurança jurídica e infraestrutura adequada, fizeram a diferença em favor do Paraná.

“Buscamos nessas viagens prospectar novas oportunidades de negócios e investimentos para o Paraná, que no caso da LG é uma das maiores do planeta na área de eletrodomésticos. Isso vai gerar mais empregos para os paranaenses e aumentar a arrecadação de impostos, o permitirá mais investimentos por parte do Estado”, acrescentou.


Continua depois da publicidade


Com operações no Brasil há mais de 27 anos, a empresa já possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM), no Amazonas. Conhecida pela fabricação de eletrodomésticos de alta qualidade, a LG pretende agora redirecionar mais investimentos para os produtos da chamada linha branca, como refrigeradores.

A instalação da nova fábrica está ligada ao objetivo de estabelecer um sistema de produção local aliado à estratégia de comercializar produtos premium. Um exemplo é a tecnologia InstaView, que permite aos usuários ver o interior da geladeira a partir de um display na porta.

Em sua fala, Jaecheol Lyu disse que o mercado brasileiro é muito importante para a LG, mas que a empresa ainda possui uma presença pequena no segmento de eletrodomésticos, o que deve mudar com a nova empreitada. “Tivemos bastante tempo para fazer pesquisas de mercado e análises de investimento e vimos uma infraestrutura e logística perfeitas no Paraná. Acredito que com a colaboração do Governo do Estado e da prefeitura, mais a energia que LG Electronics vai aplicar, vamos conseguir instalar a fábrica e ter sucesso”, disse o representante da multinacional.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, comemorou o avanço nas negociações e espera que a fábrica gere um impacto relevante na cidade. “Estávamos negociando desde maio do ano passado com os sul-coreanos por meio dessa interlocução do Governo do Estado via Invest Paraná, e conseguimos vencer uma disputa acirrada com o México e com outros estados para atrair uma das maiores empresas do mundo”, revelou. “Tenho certeza que a LG vai bater recordes de investimento e geração de emprego, proporcionando oportunidades para a nossa população”.

LG

Presente na maior parte do mundo, a LG Electronics conta com uma força de trabalho internacional de mais de 75 mil empregados. Os inovadores produtos vão desde TVs, eletrodomésticos, soluções de áudio e de ar-condicionado, monitores, robôs de serviço, componentes automotivos, soluções corporativas (B2B) e dispositivos inteligentes.

A Invest Paraná, agência estadual que atua na articulação com potenciais investidores, esteve envolvida em todo o processo junto à LG. Na avaliação do presidente do órgão, Eduardo Bekin, o fluxo de grandes empresas para o Estado funciona como um estímulo para outros empresários, o que também é trabalhado durante as missões internacionais.

“Quando grandes multinacionais como a LG enxergam as políticas públicas adotadas para melhorar a infraestrutura e a logística do Estado, e quando eles veem que outras empresas do setor estão investindo no Paraná, isso dá tranquilidade para que eles se instalem aqui. Com isso, estamos consolidando um polo estadual de produtos da linha branca, assim como já temos um polo automobilístico”, disse.

“Vamos reforçar essa estratégia de divulgação das vantagens competitivas do Paraná nas missões de negócios, em especial no Exterior, visitando grandes empresários para atrair cada vez mais indústrias”, concluiu Bekin.

*Imagem de capa: Depositphotos