Electrolux faz audiência pública para dar início às obras da sua nova fábrica sustentável

Empresa anunciou o investimento de R$ 700 mi na unidade em maio de 2023; Primeira parte da obra deverá ser concluída em outubro de 2024

Em 2024, o Electrolux Group dará início às obras da sua nova unidade localizada em São José dos Pinhais. Para isso, na segunda-feira (08), foi realizada uma audiência pública no bairro Agaraú, região onde será a fábrica, para apresentação do estudo de impactos ambientais e de vizinhança, além de ser uma oportunidade para que a população esclarecesse as dúvidas e conhecesse um pouco melhor a empresa que está chegando ao município.

Com um investimento de R$ 700 milhões, a construção da nova fábrica no município, que tem como previsão de entrega da primeira parte o mês de outubro de 2024, promete trazer um desenvolvimento econômico significativo, gerando cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. Ainda, marca a expansão do parque produtivo da empresa e consolida a parceria de quase três décadas com o estado do Paraná.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Electrolux Group, Fernando Keske, existem várias etapas de construção da nova fábrica. “Nesse momento, estamos na concepção do projeto, que é justamente a viabilidade sendo avaliada junto com a comunidade local e com os órgãos ambientais e de controle do governo, para então, a partir desse ano, começarmos a construção efetiva desta unidade”, explicou.

“A chegada da Electrolux é um marco e vai ficar na história de São José dos Pinhais. Fico feliz de estar aqui nesse momento em que se efetivou a vinda da fábrica pois, daqui alguns anos, tenho certeza que vão falar o quanto a empresa fez a diferença em nossa cidade. Essa unidade no município representa geração de empregos e tributos, fazendo com que a nossa economia cresça, com que a população tenha oportunidades de trabalho e que tenhamos melhores políticas públicas”, afirmou a prefeita Nina Singer.


Continua depois da publicidade


Sérgio Cheutchuk, gerente de projetos do Electrolux Group, destacou o quanto a empresa valoriza a sustentabilidade. “Como a nossa fábrica tem uma cultura de ser 100% sustentável, nós também não vamos ter supressão vegetal, ou seja, estamos preservando uma locação da implantação do site sem agredir o meio ambiente. Trabalhamos no projeto para trazer essa rede de esgoto conectada a Sanepar de Fazenda Rio Grande e já vamos deixar pronto para a comunidade local hoje e também com previsão de crescimento futuro”, disse.

Sustentabilidade

A nova unidade também será um exemplo de compromisso ambiental. Certificada como “Zero Aterro” e em busca da certificação Leed, a fábrica contará com gestão inteligente de água e energia, reaproveitamento de efluentes industriais/sanitários, sistema dedicado de coleta de água da chuva e fornecimento exclusivo de energia elétrica por fontes renováveis, incluindo o uso de placas solares.

Destacando-se ainda pela preservação ambiental, 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados do terreno serão destinados a uma área de preservação permanente. Essa iniciativa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.