Projeto Conceitual e Básico das Arenas Olímpicas Paris 2024

por: Eduardo Kenji Agena

Icon_pdf Visualizar arquivo PDF Enviar e-mail para o autor



Ano: 2024

Instituições de ensino: USP

Páginas: 22

Idioma: Portugues

Notas:

Além de oferecer o melhor serviço possível, a Vila Olímpica foi projetada para entregar um novo conceito para a cidade, refletindo os padrões ambientais exemplares de baixo carbono de Paris 2024 para o bem estar da população. As imagens do projeto selecionado capturam a visão de Paris 2024: a Vila Olímpica foi construída com padrões ambientais pioneiros, atendendo às demandas dos atletas durante os Jogos e beneficiando a comunidade local nos próximos anos. Paris 2024 não poderia deixar os atletas de fora da concepção da Vila Olímpica e Paralímpica. Vários competidores dos cinco continentes tiveram a oportunidade de compartilhar suas visões sobre a vila ideal. Um manifesto administrado pela Comissão de Atletas de Paris 2024 orientou os arranjos da área, construindo assim uma vila olímpica por – e para – atletas. A Vila Olímpica acomodou 14.250 atletas durante os Jogos Olímpicos e 8.000 nos Jogos Paralímpicos. Mais de 60.000 refeições foram servidas por dia, e uma clínica médica estava disponível o tempo todo para os atletas e a população. Após os Jogos, a Vila se tornará um bairro com: - 2.500 novas casas; - Uma moradia estudantil; - Um hotel; - Um parque paisagístico de três hectares; - Cerca de sete hectares de jardins e parques; - 120.000 m2 de escritórios e serviços municipais; - 3.200 m2 de lojas de bairro;




Resumo

Legado: a cidade do futuro:
Além da aparência moderna dos prédios, foram os compromissos alinhados à visão de Paris 2024 para os Jogos com baixo carbono e administração financeira sólida que penderam a balança a favor da proposta vencedora. A Vila atenderá aos requisitos de Paris 2024 em relação à excelência ambiental, e o objetivo é projetar e entregar um bairro que reflita os espaços urbanos como imaginamos em 2050:
•Ajudará a proteger e fomentar a biodiversidade (com telhados construídos para abrigar insetos e pássaros, recintos com aberturas para passagem de pequenos animais, etc...)
• O orçamento de emissões de carbono ajudará a atingir as metas do Plano Climático de Paris, permanecendo no caminho da neutralidade de carbono em 2050 (por exemplo o uso de madeira e outros materiais de origem orgânica nas construções dos Jogos).
•Ajudará a adaptar a cidade ao clima em 2050, com funcionalidades que irão acolher e mitigar os efeitos das constantes mudanças climáticas e poderá acolher festivais de esportes nos próximos anos.

Icon_pdf Visualizar arquivo PDF Enviar e-mail para o autor




Comentários



Veja outros trabalhos acadêmicos

Outros conteúdos

Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta