Notícias
por: Crhistian Baldo, Thiago Fernandes, Gustavo Donatelli
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Federal do ABC, Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, Universidade Federal de Santa Catarina
Idioma: Portugues
Resumo
O emprego da tomografia computadorizada como ferramenta da metrologia dimensional tem se evidenciado nos últimos anos. Para tornar a análise dimensional e geométrica consistente, programas de avaliação específicos têm sido aplicados. Eles fazem uso de nuvens de pontos geradas pelo processo de segmentação, que por sua vez são afetadas por fatores de influência relacionados à fonte e detector de raios X, ao sistema de posicionamento do objeto, à interação dos raios X com a matéria e ao complexo processamento matemático. O efeito da redução dos pontos extraídos da matriz volumétrica gerada pela tomografia é estudado neste trabalho, sob a ótica da verificação de tolerância dimensional. Para isso, consideram-se técnicas de análise estatística de dados como os gráficos de controle e faz-se uso de sistemas de medição por coordenadas e softwares de análise de matriz volumétrica e de análise dimensional e geométrica. Busca-se dessa forma evidenciar o impacto do processo de extração de pontos sobre os resultados das medições.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa