Notícias
por: Fernando Ribeiro, José Claudio Lopes, Luiz Sanchez, Eduardo Carlos Bianchi
Ano: 2019
Instituições de ensino: Instituto Federal do Paraná, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Bauru
Idioma: Portugues
Resumo
A aplicação de fluidos de corte na usinagem é um ponto fortemente debatido devido aos impactos finais do mesmo, seja por custo ambiental ou ocupacional. A dificuldade de penetração do fluido nas zonas de contato do cavaco, principalmente na zona de aderência, faz com que a lubrificação seja ineficiente em muitos casos, como na usinagem de superligas e em altas velocidades de corte. Com isso, técnicas como a texturização de superfícies tem como objetivo promover a entrada e a retenção do fluido nas zonas de contato, reduz a área de contato entre cavaco e ferramenta, possibilitando assim a diminuição do coeficiente de atrito nas operações de usinagem, bem como melhorar os resultados da usinagem à seco em diversas situações. Em meio ao exposto, atribui-se a esse trabalho analisar os efeitos do torneamento do aço AISI 1045, trefilado à frio, realizando comparações entre ferramentas de corte de carbeto de tungstênio texturizadas e não texturizadas, analisando situações de usinagem à seco e com lubrificação abundante. Serão avaliadas forças de corte, temperaturas e vida de ferramenta durante os processos, sendo os experimento e análises realizados no Laboratório de Tecnologia da Usinagem, na Faculdade de Engenharia de Bauru.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa