Notícias
por: Marcelo Batista, Igor Basso, Alessandro Rodrigues, Ricardo Arai
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Idioma: Portugues
Resumo
Existe uma grande propensão ao aparecimento de danos durante o processo de furação de componentes em fibra de carbono que podem levar a rejeição do componente ou requerer retrabalhos. Neste estudo avaliou-se os resultados de danos utilizando-se duas ferramentas (brocas) com ângulos de ponta, raios de aresta e diâmetro da aresta transversal distintos. Foram conduzidas furações em dois diferentes compósitos reforçados com fibra de carbono. Os resultados obtidos indicam que a geometria da ferramenta tem influência significativa no resultado da qualidade, seguido pela velocidade de avanço da ferramenta. Além disso, os mecanismos formação de danos são distintos entre a entrada e a saída dos furos, assim como os materiais estudados.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa