Notícias
por: Daniel Klein Malacarne, Cristiano Devitte, André J. Souza
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Idioma: Portugues
Resumo
O processo de furação de polímeros reforçados com fibras de vidro (GFRP) é amplamente utilizado na fabricação de componentes para a indústria aeronáutica, naval e automobilística. Associado à furação desse compósito laminado, identificam-se defeitos de qualidade, como desvio dimensional e delaminação. Assim, o trabalho apresenta, via projeto de experimentos BoxBehnken, as relações destes defeitos com os parâmetros de entrada (avanço, velocidade de corte e o ângulo de ponta da ferramenta) utilizando brocas helicoidais de aço rápido. Como variáveis de resposta, avaliou-se o desvio dimensional do furo e o fator de delaminação ajustado na entrada e saída do furo. Os resultados analisados mostraram grande influência do avanço e do ângulo de ponta na delaminação, com menor contribuição da velocidade de corte. O desvio dimensional apresenta significativa correlação com o ângulo de ponta, enquanto o avanço e a velocidade de corte possuem menor significância. A otimização dos parâmetros visando a minimização simultânea desses defeitos indica a utilização de uma broca helicoidal com ângulo de ponta de 105° aplicando avanço de 0,05 mm/rev e velocidade de corte de 50 m/min.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa