Notícias
por: Rogério Pontes de Araújo, JOSÉ CARLOS ALBUQUERQUE DA SILVA, Tiago Rolim, Alex Elton de Moura
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Idioma: Portugues
Resumo
Sempre foi um desafio na área de usinagem o controle de temperatura na região do corte, recorrendo-se aos mais variados tipos de fluidos de corte, que desempenham as funções de refrigeração, lubrificação e remoção do cavaco na área de contato ferramenta/peça, promovendo maior vida útil da ferramenta de corte, melhor acabamento superficial das peças e influência direta na formação de cavaco. A diminuição dos efeitos térmicos nas peças fabricadas é atualmente combatida com uma grande variedade de fluidos de corte refrigerados que são aplicados por diferentes técnicas. Dentre os diversos métodos de refrigeração utilizados em operações de usinagem, ganham destaque os sistemas com fluido de corte em temperaturas criogênicas e o que utilizam ar comprimido refrigerado, contudo este trabalho de pesquisa apresenta a implementação de um sistema de refrigeração por compressão de vapor para arrefecimento do fluido de corte no estado líquido. Este método se apresenta vantajoso por ser de menor custo e de fácil aplicação quando comparado aos sistemas criogênicos. Além disso, o líquido apresenta coeficiente convectivo maior do que o ar comprimido, tornando-se mais eficiente durante as trocas térmicas.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa