Notícias
por: Laurence Magalhaes, Luigi Siqueira, Wilson Júnior, Aristides Rivera
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado da Amazonas
Idioma: Portugues
Resumo
O torneamento é um dos processos de remoção de material com ferramentas de geometria definida mais utilizados na indústria, sendo aplicado na fabricação dos mais diversos tipos de superfícies de revolução. A integridade da superfície, notadamente a rugosidade, implica em um dos fatores preponderantes neste processo, uma vez que, via de regra, é um dos requisitos de projeto de maior exigência para determinados componentes mecânicos. Neste trabalho, a qualidade da superfície foi avaliada em função da variação do avanço e do raio de quina da ferramenta no torneamento do aço AISI 4340, usando alta velocidade de corte, para uma operação de acabamento. Dentro dos parâmetros estabelecidos no trabalho, os resultados não seguiram o determinado por definições teóricas e a rugosidade não foi prejudicada com o aumento do avanço. Como esperado, com o emprego do maior raio de quina a rugosidade foi melhorada. Quando a melhor configuração de avanço e raio de quina foram empregados, para a velocidade de corte adotada, valores de rugosidade na ordem de Ra 0,3 µm foram alcançados.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa