Notícias
por: anderson junior dos santos, Alexandre Abrao, Marcelo Câmara
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais
Idioma: Portugues
Resumo
O microfresamento é uma alternativa viável para confecção de micromatrizes para a fabricação de microcomponentes em diversas indústrias, como eletrônica, militar, biomédica e aeroespacial. O objetivo principal deste trabalho foi realizar os ensaios de microfresamento a seco de cavidade cilindricas com 2500 µm de diâmetro e profundidade de 300 µm em aço ABNT H13 e analisar a influência da variação do avanço por dente (fz) e da profundididade de usinagem (ap) sobre o desvio diametral e sobre a força resultante de fresamento. Para tanto, foi mantida uma velocidade de corte constante em 62,8 m/min e foram utilizadas microfresas de topo com diâmetro de 500 µm revestidas com (Ti,Al)N. A caracterização do material e a medição do diâmetro das cavidades foram realizadas por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados mostraram que o fresamento executado com fz= 13 µm/dente e ap= 100 µm foi o que apresentou menor desvio diametral. Para os sinais de força, o ensaio realizado com fz= 3µm/dente e ap= 60 µm foi o que apresentou menor valor de força de usinagem.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa