Notícias
por: damaris viana, Ernane Rodrigues da Silva
Ano: 2019
Instituições de ensino: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Idioma: Portugues
Resumo
O processo de nitretação por descargas elétricas (NDE) consiste em introduzir nitrogênio em superfícies metálicas com a formação de nitretos provocando o endurecimento das mesmas. A adição de pó ao fluido dielétrico diminui a resistividade do fluido, expandindo a fenda de trabalho, estabilizando o processo de eletroerosão, e consequentemente, promovendo uma melhor lavagem dos detritos produzidos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a interferência da adição de pó ao fluido dielétrico no processo NDE do aço AISI H13. Para tanto, foi adicionado pó de carbeto de silício (SiC) de 600 mesh a solução de água deionizada com ureia utilizada como fluido dielétrico. A nitretação foi realizada em uma máquina de eletroerosão por penetração convencional, adaptada, com a instação de uma cuba auxiliar. Cobre eletrolítico foi utilizado como eletrodo ferramenta. Os resultados mostraram a formação das camadas refundidas e intermediária para as duas condições, com e sem adição de SiC. Ocorreu um aumento na taxa de remoção de material para a condição com SiC de 17,2% em comparação a sem SiC. Observou-se uma redução no valor médio da rugosidade Ra de 32,5% para a condição do fluido dielétrico com adição de SiC.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa