Notícias
por: Gustavo Henrique Truppel, Milton Pereira, Paulo Wendhausen
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina
Idioma: Portugues
Resumo
A manufatura aditiva por Deposição Direta de Energia (DDE) apresenta parâmetros de processo que influenciam nas propriedades dos componentes fabricados, como a potência do feixe laser (P), velocidade de deslocamento do feixe em relação à peça (V) e distância focal do feixe à peça (H). Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação desses parâmetros com as tendências dos resultados de diluição geométrica de cordões gerados a partir de uma mistura de pó de ferro com uma liga em pó de estanho e prata, depositados sobre chapa de aço SAE 1020 com diferentes combinações dos parâmetros mencionados. Para isso, foi adotado um planejamento experimental com três fatores, onde P, V e H apresentam 3, 3 e 2 níveis, respectivamente. De acordo com as condições adotadas, apenas o menor parâmetro de H apresentou perfis de diluição. As diluições tendem a crescer com um aumento de P e V. A amostra com P de 700 W, V de 5 x 10-3 m/s e H de 15 x 10-3 m resultou na menor diluição e, portanto, o estudo concluiu que a janela de processamento para otimizar parâmetros encontra-se em torno desses valores.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa