Estudo de Caso Zara

por: Eduardo Kenji Agena

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Ano: 2019

Instituições de ensino: Universidade Estácio de Sá

Páginas: 33

Idioma: Portugues

Notas:

Moda é a imitação de um exemplo específico e satisfaz a demanda de adaptação sócia...Quanto mais um artigo se sujeita às rápidas mudanças da moda, maior a demanda por produtos baratos desse tipo. Georg Simmel, Fashion(1904)
A Inditex (Indústria de Diseno Textil), da Espanha, proprietária da Zara e de outras cinco redes varejistas do setor de vestuário e roupa, continuava sua trajetória de crescimento rápido e lucrativo, apresentando lucro líquido de $340 milhões sobre receita de $3.250 milhões no ano fiscal de 2001(que terminava em 31 de janeiro de 2002).A Inditex tivera uma oferta pública inicial de ações com subscrição bastante superior aos limites de emissão, em maio de 2001. Nos 12 meses seguintes, o preço de suas ações aumentou quase 50% - apesar das condições pessimistas no mercado de ações -, impulsionando sua valorização de mercado a $13,4 bilhões. O alto preço das ações transformou o fundador da Inditex, Amancio Ortega, que começara a trabalhar no comércio de vestuário e roupa como office boy meio século antes, no homem mais rico da Espanha. Entretanto, também estava implícito um importante desafio de crescimento. Com base num conjunto de cálculos, por exemplo, 76% do valor do patrimônio líquido implícito no preço das ações da Inditex eram baseados em expectativas de crescimento futuro – maior do que a estimativa de 69% do Wal-Mart e mesmo de outros varejistas de alto desempenho. A próxima seção deste caso descreve brevemente a estrutura da cadeia global de vestuário e roupa, dos produtores aos consumidores finais. A seção seguinte apresenta o perfil dos três principais concorrentes internacionais da Inditex no varejo de vestuário: a Gap(EUA), a Hennes & Mauritz (Suécia) e a Benneton (Itália).O restante se concentra na Inditex, particularmente no sistema de negócios e na expansão internacional da rede Zara, que dominava seus resultados.




Resumo

Amancio Ortega Gaona, fundador da Inditex, ainda era o presidente e principal acionista da empresa, organização ou corporação no início de 2002.Continuava indo trabalhar todos os dias e freqüentemente era visto almoçando no refeitório da empresa, com os funcionários, empregados e contratados.Fora isso, Ortega era extremamente reservado, mas relatos indicavam que ele nascera em 1936, filho de um trabalhador ferroviário e de uma empregada doméstica, e que seu primeiro emprego tinha sido como office boy em uma camisaria da cidade de La Corunha, em 1949.Enquanto ele subia na empresa, aparentemente desenvolveu uma consciência apurada de como os custos se acumulavam numa rede de vestuário, roupa, moda e têxtil.Em 1963, fundou a Confecciones Goa (suas iniciais ao contrário) para fabricar produtos como, por exemplo, roupões e pijamas.A certa altura, a determinação de Ortega por melhorar a interface fabricação/varejo o levou a uma integração progressiva com a parte do varejo:a primeira loja Zara foi inaugurada numa sofisticada rua comercial em La Corunha em 1975.Desde o início, a Zara se posicionou como uma loja que vendia “roupas de moda de qualidade média com preços acessíveis”.Até o final dos anos 1970, já havia meia dúzia de lojas Zara em cidades da Galícia.Ortega, que afirmavam ter forte inclinação por eletrônicos, comprou seu primeiro computador em 1976.Na época, suas operações englobavam apenas quatro fábricas e duas lojas, mas já estava ficando claro que o que (outros) compradores encomendavam de suas fábricas era diferente do que, segundo os dados das lojas, os clientes queriam.O interesse de Ortega por tecnologia da informação também o colocou em contato com José Maria Castellano, que tinha doutorado em economia de negócios e experiência profissional em tecnologia da informação, vendas e finanças.Em 1985, Castellano se uniu à Inditex como vice-presidente do conselho diretivo, embora continuasse a lecionar contabilidade durante meio período na universidade local. Com Ortega e Castellano, a Zara continuou a se difundir nacionalmente durente a década de 1980, por uma expansão a mercados próximos.Alcançou a capital espanhola, Madri, em 1985 e, até o final da década, já possuía lojas em todas as cidades espanholas com mais de 100.000 habitantes.A Zara, então, começou a abrir lojas fora da Espanha e a fazer investimentos maciços em logística de fabricação e TI.Também no início dos anos 1990, a Inditex começou a adicionar outras cadeias varejistas à sua rede, por meio de aquisições e de desenvolvimento interno.

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