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por: Bruno Sato, José Claudio Lopes, Anthony Talon, André Bueno Tavares, Fernando Ribeiro, Hélio Aparecido Souza, Hamilton José de Mello, Luiz Sanchez, Eduardo Carlos Bianchi
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Instituto Federal do Paraná, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Bauru
Idioma: Portugues
Resumo
A busca por processos menos agressivos para o meio ambiente na área de fabricação motivou a busca por métodos de lubrirrefrigeração que minimizassem a utilização de fluidos de corte. Com isso em mente, o trabalho tem como objetivo obter resultados satisfatórios utilizando a ténica de Mínima Quantidade de Lubrificante na retificação. Para isso, avaliou-se o desempenho de uma metodologia inédita, que consiste na aplicação de ar frio na superfície de corte do rebolo para minimizar a ocorência do empastamento do rebolo e reduzir a faixa de temperatura que a ferramenta trabalha. Os experimentos foram conduzidos retificando o aço ABNT4340 com um rebolo de Óxido de Alumínio branco utilizando a refrigeração convencional, MQL tradicional, MQL+Limpeza, MQL+Limpeza, MQL+Limpeza 273K, MQL+Limpeza 268K, MQL+Limpeza 263K e MQL+Limpeza 258K. Avaliou-se os parâmetros de saída: rugosídade, circularídade e desgaste diametral do rebolo. Os resultados foram promissores e o objetivo foi alcançado. A aplicação de ar refrigerado proveu uma grande melhora nos resultados obtidos pela técnica de MQL.
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