Notícias
por: DEIBE VALGAS DOS SANTOS SANTOS, Alexandre Abrao, Michele Silveira, Augusto Moura Martins
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais
Idioma: Portugues
Resumo
Os fluidos de corte são empregados no processo de usinagem com objetivos de assegurar lubrificação e refrigeração adequadas durante a remoção do material. O sistema de lubri-refrigeração sob alta pressão traz consigo as vantagens adicionais de reduzir a área de contato cavaco-ferramenta e auxiliar na quebra do cavaco durante o corte, principalmente em materiais de difícil usinabilidade ou que produzem cavacos longos, os quais são indesejáveis. O objetivo deste trabalho é a montagem de um sistema de lubri-refrigeração sob alta pressão (utilizando a bomba de uma lavadora de alta pressão) a ser empregado no torneamento do aço inoxidável supermartensítico. Utilizou-se durante os testes comparativos de torneamento - com aplicação de fluido de corte sob baixa e alta pressão - diferentes valores de velocidade de corte (200, 250 e 300 m/min), avanço de 0,1 mm/rev e profundidade de usinagem de 0,7 mm e inserto de metal duro revestido. O sistema de alta pressão forneceu fluido de corte a uma pressão de 8 MPa, vazão de 5 l/min e velocidade teórica do fluido de 101 m/s. Foi avaliada a rugosidade da superfície torneada e a forma dos cavacos produzidos. Os resultados indicaram que a velocidade de corte e a aplicação do fluido de corte sob baixa ou alta pressão não afetaram significativamente a rugosidade da superfície torneada. Utilizando fluido de corte sob baixa pressão, foram gerados cavacos emaranhados longos, porém, a forma do cavaco modificou-se para arco solto quando utilizou-se fluido de corte sob alta pressão.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Próximos eventos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa