Notícias
por: Gilmar Cordeiro da Silva, Samara Christina Rodrigues Soares , Frederico de Castro Magalhães, Izabela Ângela
Ano: 2019
Instituições de ensino: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Idioma: Portugues
Resumo
No forjamento a quente em matriz fechada a qualidade dimensional e forma dos produtos são dependentes da geometria das matrizes, temperatura, taxa de deformação, dimensões iniciais do tarugo, do seu posicionamento em relação as matrizes, entre outros. Em 2015, a produção mundial de componentes forjados foi, em torno de, um milhão de toneladas, assim, estudos numéricos para melhor compreensão do processo são viáveis. Esse trabalho analisou, numericamente, o efeito da posição horizontal e vertical do tarugo inicial no preenchimento das cavidades das matrizes no forjamento a quente de uma conexão de alta pressão no formato de Tê. Para a realização do estudo foi empregado o software QForm VX. As modelagens numéricas nas posições horizontal e vertical geraram diferentes resultados, com um tarugo de diâmetro 44,45mm e altura 45mm, em nenhuma das posições houve completo preenchimento das cavidades internas, porém, a posição horizontal apresentou melhores resultados de preenchimento. Uma nova análise, em um tarugo de mesmo diâmetro e altura de 57mm, foi realizada para a posição horizontal, onde houve total preenchimento das cavidades internas com uma força final de forjamento de 1,9MN.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa