Notícias
por: RAFAEL LUCIANO DALCIN, Leonardo Fonseca Oliveira, Alexandre da Silva Rocha
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Idioma: Portugues
Resumo
Os novos aços bainíticos de resfriamento contínuo são uma excelente alternativa quando deseja-se associar elevada dureza, tenacidade e resistência à fadiga. As propriedades da superfície destes materiais podem ser aprimoradas ainda mais por processos de nitretação a plasma, sem afetar negativamente suas propriedades de núcleo, justamente por permitir o uso temperaturas mais baixas que os tratamentos convencionais. Assim, o objetivo deste estudo é investigar os efeitos da nitretação a plasma sobre as propriedades superficiais do aço bainítico DIN 18MnCrSiMo6-4. Tratamentos com duração de 3, 6 e 9 h foram realizados, utilizando como parâmetros temperatura de 500 °C, atmosfera gasosa composta por 76% N2 e 24% H2 e pressão de 3 mbar. As camadas nitretadas foram caracterizadas através de análises de microscopia ótica, ensaios de microdureza e difração de raios-X. Nas situações investigadas, verificou-se um aumento na profundidade da camada nitretada com o uso de tratamentos mais longos. Todos os tratamentos apresentaram aumento de dureza próximo à superfície, inclusive foram verificadas nesta região dureza próximas a 1300 HV0,1. Em todos os tratamentos realizados constatou-se a formação predominante da fase de nitretos e na zona de compostos.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa