Notícias
por: Neri Volpato, Elis Cassiana Nakonetchnei dos Santos, Adriano de Souza Pinto Pereira, Milton Pereira
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina
Idioma: Portugues
Resumo
O princípio de Manufatura Aditiva (AM Additive Manufacturing) denominado de Deposição por Energia Direcionada possibilita a produção de componentes metálicos. O Laboratório de Mecânica de Precisão (LMP) vem trabalhando nesta área em um processo denominado Laser Metal Deposition (LMD). Para seguir com os estudos, estabeleceu parceria com o Núcleo de Manufatura Aditiva e Ferramental (NUFER) para adequar o sistema RP3 para o planejamento de processo da tecnologia LMD. Este trabalho apresenta os primeiros resultados deste desenvolvimento conjunto. Os resultados obtidos indicam que a utilização do RP3 para o LMD é possível, sendo necessário ainda mais estudos relacionados aos efeitos dos parâmetros de processo sobre o componente fabricado por adição de camada e também novas adequações do sistema.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa