Librelato irá construir nova fábrica em SC

Empresa do setor de implementos rodoviários cresceu 15% em 2012

A Librelato S.A. Implementos Rodoviários passa a ocupar a terceira posição no ranking das maiores empresas do ramo de implementos do Brasil e já planeja novos investimentos para 2013.

O diretor de marketing da Librelato, Pedro Bolzzoni, explica que enquanto o mercado brasileiro de vendas/emplacamentos recuou em torno de 12%, a empresa manteve o crescimento e, no acumulado do ano, alcançou aproximadamente 15%.  "Somos, pelo quinto ano consecutivo, a empresa que mais cresce no país", complementa o diretor. 
 
No ano de 2011, o faturamento de implementos da linha leve e pesada da Librelato foi de 6723 implementos e, em 2012, foram faturados 7877 produtos. A expectativa é que em 2013, em razão da recuperação do mercado industrial no Brasil, a empresa cresça em torno de 25%. 
 
Segundo o gerente de exportação, Rafael Bett, a participação no mercado externo também aumentou. "A presença da Librelato no mercado externo se consolidou no último ano", explica Bett. Além do Brasil, a empresa também possui distribuidores na Bolívia, Paraguai e Uruguai. 
 
Investimentos
Em 2013, a Librelato pretende ampliar as unidades fabris em Criciúma, Capivari de Baixo e e em Içara, todas em Santa Catarina. Além disso, a empresa planeja iniciar as atividades na unidade de Curitiba (PR) e implantar a nova planta produtiva em Içara (SC). 
 
Segundo a fabricante, a nova fábrica irá gerar em torno de 1 mil empregos diretos. A empresa pretende implantar nessa nova unidade em Içara (SC) um campo de provas, com estrutura para realização de testes com os implementos.
 
Este ano, a empresa também irá destinar R$ 1 milhão em programa de capacitação profissional, que fornece treinamentos e cursos para seus colaboradores.