Daimler, Ford e Nissan planejam desenvolver e lançar veículos movidos a célula de combustível (hidrogênio) a preços acessíveis em cinco anos, no mais recente sinal de aumento da cooperação entre montadoras para cumprir regras globais de emissões cada vez mais rígidas.
A Daimler, controladora da Mercedes-Benz, cuja tecnologia de carros movidos a hidrogêneo é a mais avançada mas ainda assim bastante custosa, vai juntar investimentos com seus parceiros japonês e norte-americano sob os termos de um contrato anunciado nesta segunda-feira (28).
O programa tem como objetivo reduzir os custos da tecnologia e lançar os primeiros veículos movidos a células de combustível do mundo para o mercado de massa em 2017, disseram as empresas.
"Estamos dando o tiro de partida com esse acordo", disse o chefe de desenvolvimento da Daimler, Thomas Weber, a jornalistas em Nabern, que abriga o programa de células de combustível da empresa. O volume combinado de vendas para os novos modelos pode alcançar seis dígitos, previu ele.
Ao distribuir os custos de desenvolvimento — e usar o volume de vendas da Ford e da Nissan para ajudar a cobrí-los — a Daimler está abrindo mão de parte de sua liderança na tecnologia em favor de implementação mais rápida e um modelo de negócios mais forte.
O acordo surge após um anúncio semelhante da Toyota e da BMW, que delineou planos na semana passada para lançar veículos movidos a células de combustível por volta de 2020.