A Sede Provisória do Governo do Estado de Pernambuco foi o local escolhido para o anúncio do início das operações da montadora XCMG no Brasil. O encontro entre o governador Eduardo Campos com a diretoria da Êxito Importadora & Exportadora e com o presidente mundial da fabricante chinesa XCMG, Wang Min, selou oficialmente o compromisso para a montagem de máquinas pesadas voltadas para a construção civil.
A montadora, que será construída no Complexo Portuário Industrial de Suape, terá 90 mil m² e deve entregar a primeira máquina montada no Brasil em 2014. Inicialmente, serão fabricados os produtos da chamada Linha Amarela – pás carregadeiras e escavadeiras. Posteriormente, a intenção do grupo chinês é expandir as atividades trazendo fábricas sistemistas de porte mundial para produção de motores e transmissão de eixos. Além de realizar parcerias com empresas locais para fabricação de componentes de tecnologia.
“A exemplo do polo automotivo, esse empreendimento será um centro irradiador de desenvolvimento e geração de emprego e renda. Vamos decidir, juntos, a melhor estratégia para a captação das fábricas que vão fazer com que produzamos todos os componentes de máquinas pesadas para a construção civil”, observou Eduardo Campos. O governador ainda recebeu um convite para conhecer a fábrica-sede do Grupo XCMG, na cidade de Xuzhou, na China.
Além da reunião, o governador e a comitiva de executivos visitaram as instalações do centro logístico, situado no Porto do Recife, e viram as obras de ampliação no local. Foram também até o terreno, em Suape, onde será construída a montadora.