Rudloff conquista certificação integrada

Rudloff conquista certificação integrada

Atualmente, as empresas buscam constantemente diferenciais para manter-se no mercado. Um dos itens utilizados para incrementar a competitividade é a conquista de certificações, o que atesta a preocupação quanto à qualidade do serviço/produto,  em relação à segurança ou até mesmo certificações voltadas à preservação do meio ambiente. 

Segundo um artigo publicado na Revista das Faculdades Adventistas da Bahia, essa certificação ambiental não é apenas exigência dos órgãos ambientais e do governo, mas dos próprios clientes. "A responsabilidade socioambiental corresponde a um compromisso de empresas que atendem à crescente conscientização da sociedade, e vem sendo rapidamente difundida no meio empresarial", cita  Itiel Moraes da Silva, mestre em administração pela Universidade Federal de Pernambuco e um dos autores da pesquisa.
 
Uma das empresas que conquistou recentemente esse tipo de certificação foi a Rudloff, prestadora de serviços de usinagem e fabricante de materias mecânicos. Além da ISO 14001, ela foi certificada pela ISO 9001 e OHSAS 18001, o que completou o sistema de gestão integrada, abrangendo qualidade dos produtos e serviços e preocupação com stakeholders e meio ambiente. 
 
Segundo a diretora de sustentabilidade da Rudloff, Mônica Toutin, a certificação é de extrema importância para a empresa, pois traz o reconhecimento do empenho da empresa nestas áreas, aprendizagem e aperfeiçoamento. "Além da satisfação interna, há também o destaque no mercado. Uma empresa certificada significa credibilidade", avalia Mônica. 
 
Porém, o processo não é fácil. Foram três anos de aperfeiçoamento para implantação das normas. A diretora de sustentabilidade explica que um processo de certificação demanda tempo, esforços e recursos. "Tempo porque é preciso conscientização e envolvimento dos colaboradores da empresa, além das adaptações físicas que envolvem reformas. Esforços devido à carga extra de trabalho e exigências. E recursos, porque sem investimento de capital e humano é impossível adequar-se e atingir uma mudança qualitativa", diz.
   
Nos próximos anos a empresa seguirá com o trabalho para manter as certificações, investindo em tecnologia, novos processos produtivos, equipamentos e em capital humano.

Tópicos: