Após bater na porta do mercado brasileiro pelo segmento de veículos leves – e entrar – a JAC Motors começa a ampliar sua linha de atuação, desta vez no segmento em que é mais tradicional na China: caminhões. A empresa anuncia o lançamento de seu primeiro modelo comercial no Brasil, o T140, veículo utilitário leve que chega à rede de concessionárias da marca ainda este mês, conforme anunciou durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, onde o caminhão estava exposto.
O caminhão entrará para um mercado cujas projeções apontam para venda de 30 mil unidades este ano. O modelo se encaixa na categoria Veículo Urbano de Carga (VUC), cujas configurações permitem rodar em centros metropolitanos com restrições para caminhões mais pesados. O T140 concorrerá com marcas tradicionais no mercado interno, como Ford Transit, Iveco Daily, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master.
O nome vem do motor: Cummins 2.8, com 140 cv de potência, equipado com tecnologia EGR (recirculação dos gases de escape) para atender as normas do Proconve L5. Com entre-eixos de 2,45 metros, o T140 vem com transmissão mecânica ZF 5S400 de cinco marchas, tem capacidade para 1.570 quilos de carga útil e peso bruto total (PBT) de 3,49 toneladas.
“Claro que nosso maior diferencial é o robusto motor Cummins de 140 cv de potência. Quem utiliza um caminhão como esse com carga total, sabe o esforço que o motorista precisa realizar para imprimir um desempenho satisfatório quando dispõe de pouca potência”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors no Brasil.
Sem revelar preço, a JAC informa que o seu novo veículo virá com “baixo custo de manutenção, uma vez que efetuará as revisões na própria rede autorizada” e que contará com o centro de distribuição de peças, o mesmo utilizado pela rede de automóveis, que será transferido de São Paulo para Camaçari (BA), onde a JAC constrói sua fábrica de automóveis.