Kennametal lança série de insertos indexáveis para fresamento

Kennametal lança série de insertos indexáveis para fresamento

A Kennametal apresenta a nova série de insertos indexáveis para fresamento, a RodekaTM. Os insertos de dupla face Rodeka têm um design único de doze arestas de corte de forma a proporcionar um processo de corte mais produtivo e econômico.

A propriedade anti-rotação dos insertos de fácil indexação proporciona estabilidade, um elevado coeficiente de alimentação e força de corte.
 
Os três diferentes estilos de topografia dos insertos Rodeka têm arestas de corte robustas, capazes de processar todos os tipos de componentes e aplicações. Este design ajuda a obter forças de corte mais baixas, enquanto consome menos energia. A elevada folga dos corpos permite a retenção, o perfilamento e a maquinagem com 5 eixos.
 
Para uma indexação correta dos insertos na slot da ferramenta, todos os insertos estão marcados, para que o utilizador possa identificar mais facilmente a topografia do inserto e o número da aresta. Para uma indexação correta, o entalhe que se encontra na extremidade de cada número deve estar alinhado com a ranhura da fresa. Os insertos devem ser rodados para a esquerda para utilizar uma aresta de corte nova e não perder o desempenho.
 
As três topografias dos insertos Rodeka foram criadas para desempenhar vários tipos de tarefas e torná-las o mais diversificado possível, para lidar com uma variedade de aplicações de fresagem:
 
- o inserto de estilo LD tem uma aresta limada, é ideal para a maquinagem leve e média e é a primeira escolha para tarefas com aço inoxidável e titânio. Os insertos Rodeka LD proporcionam elevados coeficientes de remoção de metal que vão até 87% em relação a algumas fresas de elevado avanço e com a mesma vida útil, mas com arestas de corte duas vezes mais eficazes.
 
- o inserto de estilo GD para maquinagem média a pesada tem uma arresta T-land positiva de 10° e uma afiadora. Este inserto é a melhor escolha para aplicações gerais e mostrou que é capaz de fornecer um elevado coeficiente de remoção de metal, em comparação com fresas semelhantes.
 
- os insertos Rodeka HD foram criados com uma aresta T-land de 0° e uma afiadora para tarefas de maquinaria pesada e materiais em ferro fundido. Estes insertos oferecem também elevados coeficientes de remoção de metal e podem ter uma excelente vida útil, relativamente a outras inserções de fresagem semelhantes.
 
Os insertos Rodeka estão disponíveis numa variedade de estilos de fresa e de diversos diâmetros, incluindo a opção com parafuso de 32-42 mm de diâmetro, a de estilo Weldon® com 32 mm de diâmetro, as laminadoras com a extremidade da haste cilíndrica de 32 mm e as fresas de dois cortes de 40-100 mm de diâmetro.
 
Rodeka 8
A Rodeka 8 é uma variante da linha de insertos Rodeka de dupla face, com um total de oito arestas de corte e um corpo de ferramenta especialmente criado para maquinar pás de turbinas.
 
Os insertos da Rodeka 8 têm a mesma propriedade anti-rotação que os insertos Rodeka Do mesmo modo, tal como os insertos Rodeka, o assento do entalhe entre as faces da ferramenta da Rodeka 8 facilita a rotação do inserto e melhora o desempenho do segundo lado da aresta. Estes insertos são disponibilizados nos mesmos estilos LD e GD que os insertos Rodeka, sendo que a topografia do estilo GD da Rodeka 8 é especialmente adequada para lâminas forjadas.
 
Uma vantagem da Rodeka 8 é o fato dos insertos terem sido desenvolvidos para melhorar o desempenho de fresamento. Os insertos PVD têm uma face de inclinação polida para possibilitar uma melhor formação e aumentar a vida útil da ferramenta. Os insertos CVD têm um revestimento mais fino, para evitar a descamação prematura no inserto e para funcionar melhor em combinação com arestas mais afiadas.
 
Todas as inserções Rodeka 8 foram fabricadas a partir de uma classe KCMP30TM. Este carboneto com revestimento de várias camadas e um avançado tratamento pós-revestimento pode ser utilizado para várias tarefas, entre elas, a fresagem de aço duro em ambientes secos. O KCMP30 melhorou a dureza da aresta e reduziu a profundidade do entalhe do corte. A dureza da classe também evita que a peça de trabalho fique presa e possibilita uma maior integridade a velocidades mais elevadas.
 
Os corpos da ferramenta Rodeka 8 estão disponíveis em fresa de dois cortes com 40-80 mm de diâmetro, criados não só para melhorar a maquinagem de lâminas, como também a capacidade de retenção, o perfilamento e o fresamento de faciamento.