ABM participa de encontro nacional sobre inovação tecnológica

Fonte: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 11/06/07

O diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho, será um dos palestrantes do VI Enitec – Encontro Nacional da Inovação Tecnológica, que acontece nos próximos dias 13 e 14, no Rio de Janeiro.
 
O VI Enitec será dedicado ao lançamento público da Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais - RETS, constituída durante reunião realizada na sede da ABM, em março último (foto). Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - Setec do Ministério de Ciência e Tecnologia, que a Protec - Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica está executando em parceria com várias instituições.
 
Apesar do pouco tempo, a  RETS já reúne 14 ETS – Entidades Tecnológicas Setoriais, incluindo a ABM, na área de metalurgia e materiais, o IPD-Maq (bens de capital), IPDEletron (eletro-eletrônicos), Abiquim (química geral) e CTDut (petróleo e gás). As entidades integradas à RETS são multiplicadores das ações dos agentes do Estado na disseminação da cultura da inovação e seu fomento.
 
As ETS, um conceito criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, são organizações de gestão de pesquisa e desenvolvimento sob a governança de entidades empresariais. Essas organizações não contam necessariamente com uma infra-estrutura própria de P&D, mas assumem a gestão de projetos de P&D de interesse de seu respectivo setor produtivo, participando em sua gestão em todas etapas, desde a identificação dos temas a serem abordados, a formulação dos projetos, o angariamento de recursos e a mobilização dos meios, sua execução e transformação em negócios. Além disso, propiciam um suporte tecnológico às empresas do seu setor empenhadas no desenvolvimento de inovações.
 
“Convidamos a ABM para fazer uma apresentação da entidade e de todo seu potencial, como um paradigma para as demais ETS e técnicos de órgãos e agências governamentais”, afirma o diretor geral da Protec, Roberto Nicolsky. A palestra acontece dentro do Painel “Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais - RETS”, das 10h30 às 12h30 do dia 13, após a sessão de abertura, para a qual foi convidado o ministro da Ciência e Tecnologia, Prof. Sergio Rezende.
 
O VI Enitec será realizado no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan. Inscrições e programação completa no site da Protec. 

Tópicos: