O grupo japonês Sumitomo Heavy Industries, que fabrica redutores de velocidade industrial - dispositivo usado em equipamentos como esteiras de transporte de minérios e torres de refrigeração - acaba de lançar no Brasil um serviço de assistência técnica para manutenção e reparo de redutores. Os serviços vão desde uma simples inspeção nos equipamentos até análises dos componentes, avaliação de desempenho, reparo e substituição de peças. Por meio dessa iniciativa, a companhia espera que esse novo serviço represente cerca de 10% do faturamento da empresa a partir de 2017.
“Podemos prestar assessoria técnica tanto no local onde o redutor está instalado ou em casos mais complexos remover o equipamento e levá-lo para nossa unidade em Itu (SP). Temos uma equipe especializada para atender todas as demandas necessárias referentes à manutenção dos redutores”, explica o gerente de Qualidade da Sumitomo no Brasil, Marcus Caramella.
O serviço será destinado às empresas usuárias de redutores Sumitomo e Hansen (marca adquirida pelo grupo japonês). Entre as vantagens do novo serviço, destacam-se a redução do tempo de manutenção, utilização de componentes originais, aumento de vida útil dos equipamentos e melhoria de produtividade. “Com a instalação da nossa fábrica no Brasil, conseguimos ampliar nosso estoque local e oferecer com mais rapidez a substituição de componentes desgastados nos redutores”, conta Marcus.
Nos demais países em que a Sumitomo atua na América Latina, o serviço de assistência técnica terá atendimento regional. A companhia tem bases de atendimento técnico instaladas na Argentina, Chile e México, além do Brasil. A expectativa da companhia é de que em breve novos produtos possam ser agregados a esse tipo de serviço. “Estamos planejando oferecer uma consultoria preventiva aos grandes usuários e treinamento para operação e manutenção adequada dos equipamentos”, antecipa o gerente.