Nissan irá lançar carro com direção eletrônica

A montadora japonesa deve implantar tecnologia chamada de "steer-by-wire" nos carros Infiniti

A Nissan planeja equipar alguns de seus carros de luxo com um sistema de direção eletrônica. Pela primeira vez o sistema chamado "steer-by-wire" será usado em veículos de passeio. Várias montadoras já introduziram a tecnologia em carros-conceito, mas, segundo o engenheiro da Nissan Masaharu Satou, a japonesa é a primeira a utilizá-la em produção em massa.  

A nova tecnologia será implementada em alguns modelos da marca Infiniti dentro de um ano. Segundo a montadora japonesa, a tecnologia abre caminho para carros que poderiam ser dirigidos por joysticks e programados para evitar acidentes automaticamente.

Tradicionalmente, o volante de um carro e os pneus estão ligados mecanicamente, dando ao motorista um feedback exato sobre o direcionamento dos pneus. Usando o "steer by wire", essa transmissão é eletrônica. Dessa forma, é a unidade computadorizada que determina como mover os pneus. 
 
Esse novo sistema interpreta a força do condutor aplicada ao volante. Esta informação é enviada para várias unidades de controle eletrônico, que irão processar a informação e tranformá-las em instruções para as rodas. 
 
Além disso, a Nissan garante que o sistema também ajusta
o impacto sentido pelo motorista. Por exemplo, em ruas de pavimento irregular, os choques serão filtrados primeiramente pelo sistema eletrônico. 
 
Para segurança do motorista, o sistema mecânico vai existir, mas desacoplado. Em caso de detecção de falha do sistema elétrico, o mecânico será acionado. 
 
"Os carros estão se tornando uma extensão de robôs", completa outro engenheiro da Nissan, Tetsuya Iijima. 
 
Para mais informações, confira o vídeo de divulgação da Nissan:
 

 

 

Tópicos: